O melhor presente para as crianças é chamado TEMPO. Ele não se vende em lojas de brinquedos ou na internet. Você nem consegue ver como é embrulhado, mas, quando as crianças o recebem, seus olhinhos brilham de felicidade.

Isso não é visto porque o tempo está dentro de nós, em nossa disposição e em nossa maneira de fazê-los entender que não há nada mais importante don que estar com elas.

Porque é somente durante o tempo que dedicamos a eles que as crianças podem perceber a magia do amor que sentimos por elas. Porque essa mesma magia não acontece quando o deixamos na companhia do celular, do tablet ou da TV.

Não é assim que o vínculo mais importante de nossa vida é criado. Um apego seguro é criado solidamente com tempo, educação, carinho e afeto. Essa é a única maneira de o tecido de um interior emocional forte se entrelaçar em uma era de infinitas mudanças que precisam ser compartilhadas com os adultos.

Uma história comovente que reflete a importância dos pais

A noite já havia caído, mas um garotinho estava tentando se manter acordado. O motivo valeu a pena: ele estava esperando pelo pai. Os olhos travessos estavam caindo pesadamente quando a porta se abriu e seu pai apareceu depois de um longo dia.

Filho: “Pai, posso lhe fazer uma pergunta?”
Pai: “Sim, claro, o que é?”
Filho: “Pai, quanto dinheiro você ganha em uma hora?” Ele disse com os olhos arregalados.

Seu pai, entre irritado e cansado, foi muito franco em sua resposta.

Pai: “Não é da sua conta, por que está me perguntando isso?”
Filho: “Eu só quero saber. Por favor, diga-me, quanto você ganha por uma hora?

O pai, chateado, respondeu com um simples: “100 reais por hora”.

Filho: “Oh, pai, pode me emprestar 50 reais?” – ele respondeu tristemente.

Pai: “Se a única razão pela qual você quer saber o que eu ganho é pedir dinheiro emprestado para comprar um brinquedo bobo, então fique no seu quarto, não saia e pense por que você é tão egoísta. Eu trabalho duro todos os dias, não posso lidar com esse comportamento infantil”. – ele respondeu furiosamente.

O garoto silenciosamente fechou a porta do quarto. O homem sentou-se e começou a ficar ainda mais irritado com a pergunta do menino. “Como você ousa fazer essas perguntas apenas para conseguir algum dinheiro?” Depois de mais ou menos uma hora, o homem se acalmou e começou a pensar: “Talvez houvesse algo que ele realmente precisasse comprar com esses 50 reais, afinal, o garoto não pede dinheiro com muita frequência”. Então ele foi até a porta do quarto do menino e abriu a porta.

Pai: “Você está dormindo, filho?”
Filho: “Não, pai, estou acordado.”
Pai: “Estive pensando, talvez tenha sido muito duro com você. Foi um longo dia e eu descarreguei minha frustração em você. Aqui estão os 50 reais que você me pediu … ”

O garoto se endireitou, sorrindo.

Filho: “Oh, obrigado pai!” o menino sussurrou enquanto colocava a mãozinha embaixo do travesseiro e pegava várias moedas.

Então, ele se levanta e pega algumas moedas e notas amassadas debaixo do travesseiro. O homem viu que o garoto já tinha dinheiro e começou a ficar com raiva de novo. O menino lentamente contou o dinheiro e depois olhou para o pai …

Pai: “Por que você quer mais dinheiro se você já tem o suficiente?”
Filho: “Porque eu não tinha o suficiente, mas agora tenho”, respondeu ele entusiasmado. “Pai, agora tenho 100 reais. Posso comprar uma hora do seu tempo? Por favor, volte para casa cedo amanhã, eu gostaria de jantar com você.

O pai sentiu-se com o coração partido. Ela abraçou o filho e implorou perdão a ele.

Se as crianças pudessem comprar nosso tempo, fariam isso sem hesitar

Educar com sucesso é parcialmente sinônimo de compartilhar momentos de calmaria, respeitando os ritmos e dando tempo às crianças para se desenvolverem. Para isso, uma das principais responsabilidades dos pais é ajudar os pequenos a evoluir sem estresse.

Oferecer tempo sem pressa significa explicar as coisas com calma, deixá-las fazer perguntas e criar um clima confortável para respondê-las com interesse e facilidade. Trata-se de viver promovendo momentos com as crianças para compartilhar segredos, preocupações, pensamentos e emoções.

Criar laços com base nessa premissa oferece aos nossos pequeninos o oxigênio psicológico de que precisam. Sem estresse, sem demandas, sem expectativas medidas, sem prestar atenção ao movimento dos cruéis segundos do nosso relógio.

Não podemos permitir que a pressa roube a magia da infância. Portanto, o melhor presente, e de maior qualidade, não é um brinquedo da moda. O melhor presente é compartilhar com eles o bem mais precioso que existe na vida e que nunca volta: o tempo.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mamá.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.