Crianças com problemas ou crianças problemáticas? Essa é a pergunta muitas vezes feita por pais e professores. Se uma criança é impertinente na escola, ela é uma criança “ruim” ou está enfrentando problemas de saúde mental?

A maioria das análises concentra-se nas crianças sendo o problema – uma abordagem altamente individualista que ressoa com a teoria da psicanálise de Sigmund Freud. Esta é uma teoria que remonta há mais de cem anos, com fortes raízes no foco em problemas da infância que influenciam o comportamento adulto.

A psicanálise se desenvolveu ao longo do século XX e, embora a abordagem tenha sido rejeitada por muitos, vivemos em uma sociedade onde ainda existe uma obsessão por crianças em “psicanálise”. Isso inevitavelmente rotula as crianças como um problema, em vez de reconhecer os problemas que afetam a sociedade em geral.

O que impulsiona o comportamento?

A psicanálise se relaciona especificamente à própria escola de pensamento de Freud, que acredita que o comportamento de uma pessoa é determinado por experiências da primeira infância. Segundo Freud, uma pessoa tem impulsos instintivos no inconsciente que influenciam seu comportamento – o material inconsciente pode ser encontrado nos sonhos e no comportamento não intencional.

O foco de Freud estava em estágios específicos de desenvolvimento que influenciam nossas personalidades à medida que desenvolvemos na vida. Na fase oral do desenvolvimento, por exemplo, (do nascimento até um ano), Freud sugeriu que a estimulação poderia levar a uma “fixação oral” mais tarde na vida – como chupar o polegar em momentos de estresse.

Os psicanalistas acreditam que intervenções terapêuticas podem trazer à consciência os efeitos desse material inconsciente, com o objetivo de resolver esses problemas.

Questionando Freud

A teoria psicanalítica de Freud e outras versões da psicanálise são problemáticas por muitas razões. Para começar, as teorias de Freud são baseadas na “mente inconsciente”, difícil de definir e testar. Não há evidências científicas para a “mente inconsciente”. E seria difícil dizer quem seria qualificado para fazer suposições sobre isso quando ninguém realmente sabe o que é a mente inconsciente.

Para crianças, isso significa que professores, assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras e outros profissionais fazem suposições sobre eles com base apenas em seu comportamento atual – e sem considerar questões sociais mais amplas. Isso torna a psicanálise alheia à diversidade e super generalizada. Especialmente quando dirigido a crianças pequenas – dado que a personalidade e o comportamento podem mudar ao longo da vida de alguém.

A pesquisa também mostra que o comportamento “desobediente” nas escolas pode ocorrer porque as crianças carecem de aspirações e de vontade de fazer o bem. Isso pode resultar de muitos fatores, como baixa auto-estima e alta ansiedade – além de crescer em uma família de baixa renda. as carentes.

Pare de culpar as crianças

É relativamente fácil criticar o uso da psicanálise, principalmente quando as pessoas estão “psicanalisando” sem entender o que é ou não. Nesse sentido, Freud e a ideia geral da psicanálise tornaram-se parte de nossa linguagem – e nossa análise de tentar entender o comportamento humano .

E isso não é sem razão. As teorias de Freud ainda desempenham um papel no ensino e aprendizagem de muitos conselheiros, psicólogos e psiquiatras hoje, apesar de enfrentar muitas críticas desde o seu início. De fato, muitos tipos de terapias surgiram pós-Freud – incluindo a terapia transpessoal, que é uma abordagem mais humanista da terapia – e muitas pessoas se beneficiaram enormemente com essas abordagens.

Mas, em última análise, o problema da psicanálise é que o foco ainda está principalmente no indivíduo que está sendo o problema. E, no caso das crianças, manter o foco nelas como o problema, enquanto ignora problemas sociais mais amplos, é perigoso.

A psicanálise também não reconhece totalmente o poder da rotulagem e estereotipagem que ocorre nas escolas e em outros aspectos da vida de uma criança. É quase como se houvesse segurança ao focar em uma criança “problemática”, porque sempre há uma caixa para marcar, o que pode fornecer uma idéia do “problema” e resultar em uma resolução.

Mas é impossível fazer isso corretamente, ignorando os principais problemas que as crianças enfrentam em seu mundo. Isso inclui a falta de recursos devido às altas taxas de pobreza, juntamente com os níveis crescentes de problemas de saúde mental, como auto-agressão . É claro que a individualidade não pode ser ignorada, mas também os problemas sociais mais amplos que as crianças enfrentam. Isso é importante porque, em última análise, são esses fatores externos que têm o poder de realmente influenciar a saúde mental e o bem-estar das crianças .

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Destaques Psicologias do Brasil, com informações de MedicalXpress.
Foto destacada: Shutterstock.

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