Todos os dias, cenetenas de milhares de brinquedos são jogados no lixo por terem algum pequno defeito ou por serem considerados velhos demais. No mesmo passo, muitas crianças pobres se entristecem todos os anos por não receber nenhum presente no Natal. Foi por esses motivos que, há 10 anos, Junior Mauad decidiu criar o Grupo Ioiô, uma oficina localizada em São Paulo que recebe diversos brinquedos velhos e defeituosos e os reforma para serem doados às crianças das famílias mais pobres da cidade.

Júnior começou sozinho, recebendo e transformando bonecas, bonecos de ação e outros artefatos feitos para entreter os pequenos. Mas com o passar dos meses e anos, ele começou a ter cada vez mais voluntários em sua oficina.

Junto com essas pessoas, esse brasileiro talentoso e solidário conseguiu restaurar milhares de brinquedos, que em várias ocasiões doa para crianças que não têm acesso a eles.

“Muita gente joga o brinquedo fora e não é necessário. Eles dizem que está muito velho, muito sujo, quebrado. Não importa se não dá para consertar, porque usamos as peças em outro brinquedo, fazemos outro brinquedo, é uma doação”, declarou Júnior Mauad ao Jornal Garopaba.

Normalmente, o processo é que através do Facebook ou em stand em feiras e outros eventos, recebam brinquedos velhos e danificados, reparem ou reciclem os seus materiais, para posteriormente os encaminharem para as diferentes instituições que são responsáveis ​​por garantir o bem-estar e a felicidade das crianças. Mas Júnior esclarece que não só essas organizações recebem seus brinquedos restaurados, mas também, qualquer família humilde pode escolher uma boneca, um carro em miniatura, um jogo de tabuleiro ou qualquer artefato que divirta a criança.

“Torna-se uma terapia para nós. Além de brincar com este brinquedo, a criança fica cheia de alegria e energia e isso é muito bom para nós”, disse Junior.

O seu objetivo atual é arranjar muitos brinquedos para doar às crianças no Natal, para que, pormais pouco dinheiro que tenham as suas famílias, possam desfrutar e divertir-se nessa data. Com certeza, mais uma meta a ser alcançada por essa nobre iniciativa, que deixa em média 300 brinquedos restaurados por mês e que já doou 15 mil brinquedos nos últimos anos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Facebook/Grupo Ioô Projetos Sociais.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.