Todo profissional que é especializado em uma área específica de atuação assimila, ao longo dos anos, algumas dezenas de palavras que remetem às teorias que alicerçam seu trabalho.

Estar em constante contato com pessoas que estudam as mesmas coisas naturaliza a terminologia e faz com que ela pareça óbvia. Entretanto, a coisa não é bem assim.

“Seio bom e seio mal”, “Complexo de castração”, “Cortar o cordão umbilical”, “Complexo de Édipo”, entre tantas outras metáforas das mais diversas abordagens, são só alguns exemplos.

Em diversas ocasiões tenho encontrado artigos publicados por leigos discorrendo longamente sobre o absurdo de algumas terminologias que hoje estão disponíveis em revistas e outros meios de comunicação. O problema é que essas palavras, longe de um conhecimento específico, podem passar uma mensagem diferente daquela proposta pela abordagem original. E, aqui está a questão, pois essas pessoas não têm obrigação nenhuma de conhecer essas teorias. Somos nós, profissionais da área, que devemos nos comunicar de maneira clara e compreensível para a correta interpretação do interlocutor, seja ele quem for.

Abaixo, através de um vídeo cômico da Dona Hermínia, a mensagem fica bem clara.

O vídeo foi uma indicação de Psique em Equilíbrio. Publicado originalmente em Conti outra.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Psicóloga com 19 anos de experiência, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de atuação como educação, clínica (consultório, grupos pré-cirurgia bariátrica e de reeducação alimentar, acompanhamento de pacientes idosos e acamados em projeto da UNIMED), além de recursos humanos e saúde do trabalhador. Teve um programa diário, o CONTI oura, na rádio 94.7 FM de Socorro. Atualmente realiza vídeos, palestras, cursos, entrevistas, e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Possui mais de 11 milhões de usuários fidelizados entre seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Também realiza atendimentos psicológicos online.