As pessoas asiáticas – pelo menos como as conhecemos no Ocidente – compartilham uma série de traços físicos e genéticos bastante evidentes, principalmente no que diz respeito à cor dos olhos, geralmente castanhos ou pretos.

No entanto, essa tribo indígena da Indonésia foge totalmente do que imaginávamos, e tudo por causa de uma síndrome que faz as pessoas terem uma aparência hipnotizante.

A tribo Buton está localizada exatamente na província de Southeastern Celebés (Sulawesi), e todos os seus integrantes têm olhos de um azul profundo, ainda mais do que qualquer pessoa nórdica.

Além disso, o contraste com a pele morena os destaca ainda mais. É assim que se vê nas incríveis imagens que o fotógrafo Korchnoi Pasaribu fez. Na série de retratos do fotógrafo, esses olhos da cor do céu se destacam e ficam ainda mais espetaculares.

Nas fotos você pode ver principalmente crianças, que olham com certo susto e ressentimento para a câmera de Pasaribu. Alguns deles possuem apenas um olho azul e o outro escuro, mas a predominância é de ambos os olhos azuis.

De acordo com o que foi relatado pela Pacific Press Agency, a causa dessa cor de olhos única nos Butans é uma doença genética chamada síndrome de Waardenburg, que ocorre em apenas um entre 42 mil nascimentos e pode gerar anomalias faciais, cegueira e surdez.

Além disso, a síndrome é autossômica dominante, o que significa que quem tiver esse gene irá manifestá-lo e também transmiti-lo aos seus possíveis filhos, com probabilidade de 50% para cada gravidez. Portanto, os Butan são únicos: na ilha de Sulawesi dificilmente há mais pessoas com essa condição.

Deixamos para vocês mais imagens destes incíveis olhos azuis, para que vocês possam refletir sobre o quão imprevisível e incrível é a natureza humano!

Ver essa foto no Instagram

. ~ Kekurangan yang menjadi Kelebihan ~ Hitam Biru – Biru Biru – Biru Hitam Syawal – Fardan – Ditra dibalut tenunan khas Buton Mereka pengidap Waardenburg Syndrome, yaitu kelainan genetik langka yang menyebabkan mata mereka menjadi biru. Tak ada keluhan terhadap penglihatan mereka, hanya saja jika kelebihan cahaya akan mengeluarkan air mata. Dibalik kekurangan itu, mereka punya mata biru yg indah. Location : Kendari, Sulawesi Tenggara Gear : Sony A9 , Lens 135mm F1.8 Exif : 1/400s , F1.8, ISO 400 #instagram #sonyalpha_id #natgeoindonesia #natgeo #natgeotravel #hipaae #wonderfulindonesia #natgeoyourshot #yourshotphotographer #fotokitaid #kendariinfo #instanusantara #indonesia #indonesia_photography #gettyimages #picoftheday #photooftheday #photography #blueeyes #blue #buton #awesome_photographers #ig_captures #marimotret_id #kamuharustau

Uma publicação compartilhada por Korchnoi Pasaribu (@geo.rock888) em

Por mais que seja uma doença genética e que não se divirtam muito, não podemos negar que aqueles olhos são lindos…

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Instagram @geo.rock888

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.