O Padre brasileiro Lucas Perozzi Jorge, de 36 anos, pode ser considerado um exemplo de dedicação ao próximo. Cidadão Ucraniano desde 2004, ele não tem planos de sír do país europeu, mesmo diante do caos instaurado por causa da guerra contra a Rússia. O motivo é dos mais nobres: ele decidiu abrir as portas da sua igreja para oferecer refígio aos desabrigados.

A Paróquia Dormição da Santíssima Virgem Maria, a cerca de 30 minutos do centro de Kiev, onde o Padre Lucas trabalha, já abriga mais de 28 pessoas, sendo cinco delas crianças.

“Eu sempre tive a certeza de ficar aqui. Já me falaram para voltar, mas aqui é o meu lugar, o lugar que eu escolhi para compartilhar, seja na alegria ou na guerra”, disse o sacerdote ao G1.

A área de refúgio da paróquia do padre Lucas conta com 3 andares. Um deles, que fica abaixo do nível da rua e tem estrutura de metal, funciona como um bunker. O local está servindo de dormitório para aqueles que buscam abrigo durante o conflito.

Segundo o religioso, as tarefas são revezadas “Um amigo saiu para comprar comida, e eu fui fazer a missa na casa de umas freiras que têm um orfanato. Depois, fui buscar remédios e coisas de primeiros-socorros. Estamos tentando fazer um estoque de água e comida”, conta.

Ainda de acordo com o padre, algumas táticas estão sendo adotadas para que a igreja não fiquena mira dos inimigos “A orientação é para não acender as luzes. É uma forma de segurança”, afirmou.

Padre Lucas diz que seus familiares no Brasil estão bem preocupados com seus dias em Kiev.

“Agora é momento para esperar, rezar bastante até que a guerra passe. Uma coisa que me consola é que um dia eu vou partir, um dia você, que está no Brasil, vai partir também. De um jeito ou de outro, todos vamos partir. Eu não sei o que vai acontecer, se eu vou viver meus últimos dias aqui. Mas o que me dá esperança é a promessa da vida eterna”, diz ele.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Awebic.
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.