O ano de 2020 foi um verdadeiro desafio para o mundo. Cada pessoa teve que enfrentar problemas diferentes e tentar superar as adversidades em um momento raro da nossa história. Algo que a maioria das pessoas parece ter aprendido neste ano é a valorizar os seus entes queridos. Bem, uma cena emocionante registrada recentemente nos ensina a aproveitar o momento, porque amanhã pode ser tarde demais.

Um lindo cartão postal de Natal saiu deste ano turbulento, depois que um asilo em São Paulo foi autorizado a realizar uma iniciativa para que pacientes com coronavírus passassem a data acompanhados de maneira particular. Embora todos saibamos que o distanciamento é uma das melhores armas para combater o vírus, existem maneiras de nos mantermos em contato com medidas inovadoras.

A chamada “cortina do abraço” é um método pensado com o objetivo de evitar o contato direto do paciente com COVID-19 com seus visitantes, mas que ajuda a aliviar a depressão causada pelo isolamento em idosos.

A fotografia que deu a volta ao mundo retrata o abraço entre uma filha e seu pai doente de COVID-19 na época do Natal. O registro movimentou inclusive a Mostra Internacional de Fotojornalismo de Seul, onde foi exibida. A foto sendo selecionada de um total de mais 120 para virar cartão-postal oficial deste ano.

O fotógrafo Sebastião Moreira, representante da agência EFE, contou como se emocionou no momento de captar a imagem, pois foi a primeira vez que se tornou testemunha direta do “amor e esperança na cobertura fotográfica durante a pandemia”.

A agência EFE já começou a divulgar a fotografia com a mensagem “Nada nos impede de abraçar no Natal. Com o desejo de um 2021 pleno de Saúde e Prosperidade”.

O cartão postal foi compartilhado em diferentes idiomas, incluindo inglês, francês e português em um formato pequeno para que seja facilmente compartilhado no WhatsApp e chegue a todos os cantos do mundo .

***
Destasques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: EFE.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.