A síndrome de burnout já afeta um em cada cinco brasileiros, de acordo com uma recente pesquisa coordenada pela psiquiatra Carmita Abdo, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). São profissionais exaustos, que já não se identificam com o que fazem e acabam bloqueados em suas funções – paralisados e “queimados” pelo burnout.

Aos poucos, iniciativas ligadas à saúde mental no trabalho começam a se destacar no Brasil para fazer frente ao cenário de crescente ansiedade e esgotamento causado pelo trabalho que caracterizam a síndrome. Uma dessas iniciativas é um robô virtual que acompanha diariamente o humor dos funcionários de uma empresa.

A robô, criada pela Hisnëk, start-up que atende empresas como Nokia e Alelo, interage com as pessoas: pergunta como estão se sentindo e acompanha as emoções ao longo do tempo.

Relatos muito frequentes de tristeza e cansaço, por exemplo, acendem um alerta de que há tendência de depressão ou burnout à vista.

– Conseguimos identificar colaboradores em risco, o que é fundamental para que recebam cuidado efetivo o quanto antes. Se a empresa não cuidar desse colaborador, ele pode acabar saindo afastado. E, para a empresa, ainda custa mais caro – conta Carol Dassie, diretora executiva e fundadora da Hisnëk.

A robô, explica, também pode sugerir conversas com especialistas e fazer os agendamentos:

– É uma demanda crescente, que não tem faixa etária nem classe social. Empresas de pequeno a grande porte têm procurado. O que acontece dentro das companhias é um reflexo de como a sociedade está.

A falta de cuidado também dói no bolso. Depressão e transtorno de ansiedade, que podem estar associadas a casos de burnout, custam US$ 1 trilhão por ano à economia global, apontou um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) há três anos.

E você, o que achou da ideia?

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Época Negócios.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.