Gritar em casa é hábito diário para muitos pais, porque eles simplesmente chegaram ao limite da paciência no cuidado com seus filhos; no entanto, mesmo que esse limite já tenha sido ultrapassado, é possível reverter esse problema e criar uma ambiente mais pacífico e respeitoso.

Quando uma criança se familiariza com os gritos e a raiva dos pais, gradualmente pára de reagir a ela e começa a desenvolver “defesas” na maneira como você fala. Siga estas dicas para não precisar gritar para lidar com uma situação.

Pare de gritar em casa, desenvolvendo o autocontrole

1. Comprometa-se com seus filhos a ter um tom de voz moderado e respeitoso. A melhor maneira de fazer com que as crianças falem com você no tom que você deseja é ​​começar por dar o exemplo e falar com calma e respeito, mesmo quando a situação o deixa louco.

2. Aprenda a gerenciar suas emoções de maneira saudável. Você é um modelo do comportamento que seus filhos terão, que o ajudarão a ensiná-los a controlar seus sentimentos e reações. As crianças aprendem sobre empatia quando você lhes mostra os comportamentos e práticas adequados. Uma criança aprende a falar com você em um tom de voz ruim quando você faz isso com ela.

3. Lembre-se de que as crianças agem como crianças. E, como tal, são pessoas com comportamentos imaturos, porque o trabalho deles é simplesmente serem crianças. O córtex cerebral só é totalmente desenvolvido na idade adulta, enquanto isso não acontece, você deve acompanhá-los durante os momentos de raiva e indicar o caminho para se controlar e viver com mais calma.

4. Mostre que você os entende quando eles expressam um sentimento para você. Se você os fizer entender que consegue compreender como eles se sentem em uma determinada situação, eles saberão que não é errado sentir como eles se sentem. A compreensão dificulta que as crianças atinjam seus limites e tenham reações prejudiciais.

5. Não guarde rancor. Se você tem algo a dizer ou se teve um dia ruim, relaxe antes de interagir com outras pessoas. Acumular emoções e pensamentos negativos facilita encontros irracionais com seus filhos e outros membros da sua família; tente permanecer em estado de equilíbrio para se encarregar da situação.

6. Lembre-se de manter em mente a perspectiva de seus filhos. Ao definir uma regra ou corrigir um comportamento, não se esqueça de levar em conta também a visão de seus filhos. Tente fazer seus filhos quererem seguir suas regras, não que eles se sintam compelidos a fazê-lo simplesmente porque você diz isso.

7. Fique quieto nos momentos de maior raiva. Se você estiver emocionalmente chateado, evite reagir agressivamente, se não conseguir controlar suas palavras, ficar calado é a melhor escolha. Respire fundo, pense em algo relaxante e evite dizer coisas prejudiciais aos seus filhos quando estiver irritado; as palavras podem ter um impacto negativo no seu relacionamento com seus filhos, se você não tomar muito cuidado.

8. Evite situações estressantes. Se você souber que sair de casa com pressa de manhã desencadeará uma situação negativa, prepare as coisas do dia anterior para que você possa fazê-las com calma. Se você sabe que pode haver uma discussão enquanto faz a lição de casa com seus filhos, invente maneiras diferentes de abordá-la ou peça um pouco de apoio de sua família neste momento.

9. Faça alguma atividade física em família. O exercício é uma das maneiras mais eficazes de canalizar suas tensões e as da sua família. Após meia hora de exercício, seu corpo e sua mente ficam muito mais relaxados para viver saudavelmente. Se você fizer com que a família exercite uma prática diária, melhorará seu relacionamento com seus filhos e as conversas em situações difíceis.

10. Fique longe quando for conveniente. Se você atingiu seu limite e sabe que pode ficar mais chateado, afaste seus filhos de um lugar enquanto você tem tempo para meditar um pouco e abordar o problema objetivamente. Mais uma vez, evite falar quando não estiver em suas caixas, pois poderá causar impactos indesejados com as frases que você diz; respire, acalme-se e vá embora um pouco, se precisar.

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Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mama.
Fotos: Reprodução.

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