Participantes de reality inspirado em ‘Round 6’ denunciam maus-tratos nos bastidores

Participantes de um reality show da Netflix inspirado na série “Round 6” alegam ter sofrido maus-tratos nos bastidores da produção. Segundo a revista Variety, o reality foi gravado no Reino Unido e selecionou 456 concorrentes para disputar um prêmio de US$ 4,56 milhões, o que equivale a cerca de R$ 23,7 milhões, na cotação atual.

Os participantes dizem que não foram pagos para participar da produção e foram informados que a gravação do programa duraria apenas duas horas. No entanto, muitos deles passaram sete horas à disposição do programa, em um dia em que a temperatura do inverno britânico chegou a zero graus celsius. Vários competidores desmaiaram no set.

Segundo a denúncia, os competidores tiveram que acordar às 3h30 da manhã no hotel e tiveram instruções de não interagir entre si. Eles receberam casacos, luvas e meias para se proteger do frio, mas quando o jogo começou, os assessórios foram retirados dos competidores.

Em um dos games típicos da série, na qual os competidores têm que parar quando a música para de soar para não serem alvos de uma boneca assassina, a espera para retornar à rodada chegou a 26 minutos.

“Na segunda vez que a música tocou, vi em minha visão periférica esquerda uma garota estava bamba. Então ela caiu e deu para ouvir a cabeça dela batendo no chão. Aí veio alguém no microfone e disse para mantermos nossas posições porque o jogo não estava pausado. Depois disso, as pessoas começaram a cair como moscas“, afirmou uma testemunha, identificada apenas como Marlene. Ela conta que quatro pessoas desmaiaram naquele momento.

Após os médicos serem acionados pela “décima primeira” vez, de acordo com Marlene, eles começaram dar pausas para os jogadores relaxarem. “Eles disseram: ‘Não mexa os pés, mas se quiser dobrar os joelhos e mexer os braços, pode’.”

“As condições eram absolutamente desumanas e não tinham nada a ver com o jogo.”, relatou Marlene.

Outra competidora, identificada como Jenny, chegou ao Reino Unido apenas para as gravações. À Variety, ela disse que estava irritada com a versão da produção da Netflix. “Estou furiosa com a narrativa que a Netflix está divulgando, de que apenas [algumas] pessoas ficaram feridas”, disse ela.

“Nunca passei tanto frio por tanto tempo na minha vida. Não podíamos sentir nossos pés ou dedos dos pés. Foi ridículo.”, completou.

Jenny disse ainda que, enquanto o jogo estava em produção, o banheiro ou as pausas para beber água não eram permitidos.

Um competidor identificado como John relata ter sentido tontura e uma “dor de cabeça forte” durante o jogo: “Não era mais divertido ou respeitável para pessoas de certa idade. Foi além de ser um jogo”, disse ele.

Os jogadores voltaram para o hotel entre às 19h e meia-noite, sem terem recebido jantar. “De manhã, acordei e tinha um hambúrguer frio do McDonald’s e uma salada na frente da minha porta que estava lá sabe Deus há quanto tempo”, conta Marlene.

De acordo com a publicação, até o momento não houve nenhum comentário oficial da Netflix sobre quanto tempo os jogadores foram solicitados a ficar sem ir ao banheiro ou tomar água.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações UOL.
Fotos: Noh Juhan/Netflix.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.