Foi preso na manhã da última quinta-feira (23), em um hospital psiquiátrico em Itapecerica da Serra (SP), o procurador Demétrius Oliveira de Macedo, de 34 anos. Ele foi flagrado espancado sua chefe, a procuradora-geral do município de Registro Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos. A agressão aconteceu durante o expediente e foi gravada por uma funcionária que testemunhou o ocorrido.

Responsável por conduzir a investigação do caso, o delegado Daniel Vaz Rocha, do 1º Distrito Policial de Registro, disse que o procurador tem um histórico “descortês e rude” e é acusado de tratar mal colegas de trabalho, sempre mulheres.

O delegado informou que, de acordo com a vítima, o acusado já havia relatado problemas psiquiátricos no passado. Ele teria pedido exoneração do cargo na Prefeitura de Registro sob pretexto de cuidar de questões de saúde mental. Em seguida, solicitou judicialmente sua reintegração e foi atendido.

Em vídeo publicado após a prisão do ex-colega de trabalho, a procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros se disse mais segura agora. Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo, ela revelou que tem recebido muito apoio de outras mulheres.

“Tem me dado forças para expor essa situação, para poder encorajar cada vez mais pessoas a fazerem o mesmo, e, assim, a gente mudar esse pensamento machista e patriarcal que a gente vive na sociedade hoje”, afirmou Gabriela.

Gabriela sofreu a agressão após abrir um processo para apurar denúncias de hostilidade de Macedo contra outra funcionária, a agente administrativa Thainan Maria Tanaka, de 29 anos, que trabalha na mesma repartição. Na ocasião, a servidora relatou estar com medo de trabalhar no mesmo ambiente que o colega.

Na quinta-feira, Thainan disse ao G1 que o agressor era “terrível, mal-educado” e “desprezava todas as mulheres”. Ainda de acordo com a funcionária, ele ficava confortável e feliz ao ver alguém mal ou o clima ruim. “Quando a chefia era homem ele se comportava normal, mas ele odiava ter o cargo abaixo de uma mulher”, relatou.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Yahoo!
Fotos: Reprodução/Redes Sociais.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.