Primeira-dama francesa foi professora do marido quando ela tinha 39 e ele 15: “Esperei dez anos”
Emmanuel Macron, head of the political movement En Marche! (Onwards!) and candidate for the 2017 presidential election, and his wife Brigitte Trogneux pose for the photograph in Le Touquet, France, April 22, 2017, on the eve of the first round of presidential election. REUTERS/Benoit Tessier

Brigitte Macron, a primeira dama francesa, concedeu uma entrevista à revista Paris Match neste mês, na qual revelou detalhes da sua relação com Emmanuel Macron, atual presidente da França. Brigitte, que é 25 anos mais velha que o marido, contou que o início da relacionamento causou um grande escândalo na província francesa de Picardie, onde moravam.

“O maior obstáculo foram os meus filhos. Dediquei todo o tempo que foi preciso para não arruinar as suas vidas”, disse ela.

Esse tempo levou dez anos. “Você pode imaginar o que eles ouviam. Mas, por outro lado, não queriaperder a minha vida”, declarou. Brigitte é mãe de Sébastian, Laurence e Tiphaine, fruto do casamento com o bancário André-Louis Auzière.

Brigitte e Emmanuel Macron se conheceram quando ele estava na escola com 15 anos e se apaixonou pela professora de teatro. Os pais do político acreditavam que ele estava namorando a filha dela, Laurence. Foram os colegas dele que revelaram a verdade.

Diante do choque da notícia, os pais de Macron o mandaram para um internato em Paris, o que fez Brigitte pensar na época que ele superaria o envolvimento com ela e “se apaixonaria por alguém da sua idade”, de acordo com a entrevista concedida à Paris Match.

Apesar dos esforços dos pais de Emmanuel para mantê-lo distante de Brigitte, ele não conseguiu esquecê-la e chegou a jurar que iria se casar com ela. “Para mim, um rapaz tão jovem, era paralisante. Emmanuel tinha que ir para Paris. Eu disse a mim mesma que ele se apaixonaria por alguém da idade dele. Isso não aconteceu.”, revelou a atual Sra. Macron.

A professora abandonou o cargo da escola. Ela enfatizou na entrevista que sua maior preocupação era com seus filhos, próximos em idade a Emmanuel.

Segundo ela, seus três filhos eram o grande obstáculo que a levaram a esperar uma década para se casar com Macron. “Eu esperei este tempo para não arruinar a vida deles (seus filhos). Isso durou 10 anos, o tempo para colocá-los nos trilhos. Você pode imaginar as coisas que eles ouviram. Mas eu não queria desperdiçar minha vida.”, disse à revista.

Brigitte e Emmanuel se casaram em 2007, quando ele tinha 29 anos e trabalhava como servidor público. Segundo a entrevista, o presidente francês disse aos filhos de Brigitte, já adultos, na recepção do casamento: “Obrigado por nos aceitarem, um casal nem um pouco convencional”.

Emmanuel Macron assumiu a presidência da França aos 39 anos, se tornando o presidente mais jovem a assumir o posto no país, mesma idade que Brigitte tinha quando a conheceu.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da revista Marie Claire.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.