Professor é demitido de universidade de Portugal após chamar brasileiras de ‘mercadoria’

O professor de economia Pedro Cosme da Costa Vieira foi demitido da Universidade do Porto, em Portugal, após 129 estudantes assinarem uma denúncia. Segundo os alunos, ele teria dito que "mulheres brasileiras são mercadorias".

0
3
Professor é demitido de universidade de Portugal após chamar brasileiras de ‘mercadoria’

Uma denúncia assinada por 129 estudantes da Universidade do Porto, em Portugal, causou a demissão de professor de economia Pedro Cosme da Costa Vieira. No documento, ele é acusado e fazer comentários sexistas, xenofóbicos e de incitar o ódio durante suas aulas.

Segundo reportagem publicada no jornal português Público, Vieira teria dito aos alunos que “mulheres brasileiras são mercadorias” e perguntou: “Sabem o que é uma caçadeira? Aquela arma que os homens usam para tirar a vida das mulheres”.

Antes da demissão, o professor foi suspenso preventivamente por 90 dias, graças a um abaixo-assinado que contou com a participação de 129 alunos e foi entregue à Universidade em 2021.

A demissçao de Pedro Cosme foi publicada no Diário da República. O professor teria 10 dias para recorrer da decisão, mas não o fez. Um novo despacho trará uma definição sobre o professor.

Também na Universidade do Porto corre uma outra investigação que poderá resultar em punição a um professor da Faculdade de Direito. Ele se negou a entregar uma prova à aluna brasileira que estaria “muito destapada”, ou decotada. O caso alcançou grande repercussão devido à denúncia online dos alunos do núcleo HeForShe da Faculdade de Economia.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de R7.
Capa: Reprodução.