Um dos momentos importantes do final de uma etapa educacional são cerimônias de formatura, onde os alunos podem comemorar com seus colegas e familiares o encerramento do ano letivo.

Nessas comemorações, os alunos costumam comparecer com fantasias de gala, além de receberem prêmios e poderem aproveitar a música, as comidas e as bebidas. Porém, muitas vezes alguns alunos não conseguem comparecer a este eserado evento por diversos motivos, como financeiros, de tempo ou mesmo por limitações físicas, como é o caso das pessoas com deficiência.

Em Comalapa, Chiapas, no sul do México, uma professora se recusou a aceitar que um de seus alunos não pudesse participar da festa de formatura co seus colegas, por isso fez algo surpreendente. Ele passou todo o evento carregando um aluno com deficiência motora para garamtir que ele pudesse aproveitar ao máximo a cerimônia e pudesse dançar a valsa da formatura.

Ns imagens publicadas no Twitter, é possível ver a professora usando um vestido com um terno azul claro, assim como o aluno com deficiência e as demais pessoas ao seu redor.

A professora em questão é Margarita López Torres. Ela foi muito aplaudida ao dançar a valsa com o pequeno Andy Yandel Gálvez no colo.

Além disso, a professora foi uma ajuda constante para o menino nos seus desafios na escola e um pilar fundamental no momento de motivar Andy a continuar seus estudos.

É preciso lembrar que os alunos com deficiência devem enfrentar diversos obstáculos para concluir com sucesso essas etapas, nas quais é importante contar com redes de apoio e inclusão.

Nesse caso, Margarita foi esse suporte para Andy. Na publicação, eles explicaram que os pais da criança “são muito gratos à professora, que sempre incentivou a criança a terminar o ensino fundamental e ir para mais ”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Relatórios Ocoyucan.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.