Após anunciar sua separação do empresário Marcus Buaiz, a cantora Wanessa Camargo viu seu nome ser envolvido em rumores de que teria se envolvido novamente com o ator Dado Dolabella, com quem viveu um relacionamento cheio de idas e vindas no início dos anos 2000. Os boatos surpreenderam os fãs da filha de Zezé di Camargo e fizeram muita gente se perguntar, o que pode levar alguém a retomar um antigo relacionamento tantos anos depois?

Em conversa com a coluna Léo Dias, a Doutora Deise Cristina Gomes, Especialista em TDHA, Ansiedade e Depressão, tratou de responder a essa pergunta. Segundo a profissional, Wanessa pode estar vivendo algo muito comum em pessoas com términos conturbados: buscar em relações antigas alguma forma de reconhecimento, amparo e fonte de carinho.

A especialista analisa que, para a cantora, Dado Dolabella pode ter se tornado um “porto seguro”, apesar de todas as suas falhas, visto que ela já conhece as suas características.

“As pessoas que reatam com ex, ainda que estes ex sejam, ou foram, extremamente complicados no passado, essas pessoas ficam dependentes e necessitam constantemente de cuidados. Elas tornam-se facilmente submissas ao outro — o que configura meio caminho andado rumo a relacionamentos afetivos tóxicos ou abusivos. Têm bastante dificuldade de tomar decisões e estão sujeitas à opinião alheia devido à intensa insegurança de se responsabilizar por seus atos e escolhas”, explicou a Doutora.

A psicóloga ainda explicou que perfis assim, como o de Wanessa, raramente discordam desse alguém (o ex), devido ao medo de perder seu apoio ou sua aprovação. “Há um intenso medo de rejeição, de abandono e de solidão”, ressaltou ela, também especialista em micro expressões faciais e formada em criminal profiling.

“Quando se envolvem com parceiros nocivos, sentem culpa ao pensar em romper e, caso o façam, acabam pedindo para reatar, mesmo que tempos depois. É a primeira pessoa que vem a sua cabeça. Normalmente são portadores de personalidade dependente. O transtorno é chamado de personalidade dependente”, finalizou.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Coluna Leo Dias.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.