Psicólogo explica se Kayky Brito pode ter ficado com sequelas após dizer que ‘vê buraco em sua frente’

Kayky Brito utilizou as redes sociais na última segunda-feira, 5, para fazer um desabafo sobre as mudanças que aconteceram em sua vida após ter sido vítima de um atropelamento, em setembro de 2023.

Em um recado aos seguidores que passam por problemas, o ator de 35 anos aconselhou a buscar ajuda: “Comigo, antes do acidente, eu sempre fui uma pessoa de bem com a vida. Até falava, ‘por que você tá de mal com a vida? A vida é maravilhosa’. Mas depois do fato, eu fiquei mais sensitivo de uma forma que parece que onde eu ando, tem um buraco na minha frente. Então, fique forte, fique bem. Porque na vida tudo passa”, disse.

Depois de passar quase um mês internado, Kayky recebeu alta hospitalar no dia 29 de setembro. A família do artista decidiu que ele seguiria com o trabalho e exercícios de reabilitação em casa, no Rio de Janeiro.

Em uma entrevista à IstoÉ Gente, o psicólogo Alexander Bez, que é especialista em relacionamentos pela universidade de Miami, ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia, e em saúde mental, explicou se Kayky Brito pode ter ficado com sequelas após dizer que ‘vê buraco em sua frente’. Entenda!

“Vou falar algumas hipóteses: Em primeiro lugar, a gente tem que ver que o ator Kayky Brito teve um acidente. Eu acho que existe, psicologicamente, uma certa culpa, porque ele atravessou onde não podia atravessar, sendo que ele realmente fez um cálculo errado. Muita gente faz isso, acha que vai conseguir atravessar e não consegue. Isso causa um certo arrependimento, onde esse arrependimento pode deixar uma mancha preta visual, onde a pessoa pode tentar entender isso como um certo arrependimento, uma certa fuga”, inicia o especialista.

“A outra questão pode estar relacionada a algum tipo de sequela neurológica específica, no caso, teria que fazer ressonância magnética, tomografia, passar sempre com o neurologista para ver se há alguma questão neurológica.”. continuou.

“Ele pode ter uma questão oftalmológica, um buraco macular. Seria importante avaliar isso com o oftalmologista para ver se há necessidade de alguma cirurgia. Existe realmente um buraco negro que se chama buraco macular da mácula, e é uma questão oftalmológica.”

O profissional levantou ainda da possibilidade de se tratar de um Transtorno de estresse pós-traumático: “O transtorno de estresse pós-traumático é muito comum ele sentir esse tipo de coisa, ter algumas visões relacionadas ao acidente. O ator pode estar tendo uma alucinação visual em função de tudo isso que aconteceu. Todas as hipóteses têm que ser checadas e avaliadas. Em um caso como esse, não dá para falar em uma única questão, porque cada caso é único. Levantei algumas hipóteses que devem ser exploradas e confirmadas para que possamos chegar a um denominador comum. De qualquer jeito, inspira cuidados e essas são as principais hipóteses não só psicológicas, mas também neurológicas, oftalmológicas, físicas e mentais.”, finalizou Alexander Bez.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Isto É Gente.
Foto de capa: Reprodução.






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.