Uma mobilização de psicólogos de Fortaleza pôde ser notada por quem acompanhou os trabalhos da equipe de resgates no local do desabamento do Edifício Andréa, na Caspital do Ceará, ao longo desta quarta-feira, 16. Individualmente ou em grupos, estudantes ou profissionais, com suas identificações em punho, passavam pelos bloqueios e apresentavam-se a todo o momento ao local do desabamento.

Tratava-se de um atendimento psicológico, um escuta qualificada, uma acolhida a fim de atender às demandas dos atingidos pela tragédia. Há algum tempo a psicologia vem discutindo a atuação dos profissionais na gestão integral de riscos.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), além de levar atendimento a um território atingido por desastres, a ação visa atender às demandas de uma população que já se encontra em uma situação de vulnerabilidade, sob a perspectiva das estratégias de mitigação, prevenção e antecipação.

Ainda não há certerza sobre o total de voluntários envolvidos na ação, mas o número, até o momento, foi suficiente para que pudessem se organizar em turnos de três horas. Segundo o psicólogo e um dos coordenadores desta frente, Renê Vieira Dinelli, para cada turno de 3 horas existem 10 psicólogos atendendo.

“O trabalho está apenas começando. Temos vários tipos de luto que precisam ser identificados e acompanhados neste processo. No momento, tudo se resume a desespero, dor e desamparo. As pessoas ainda não conseguem processar o que estão vivendo”, explicou Dinelli.

O grupo tem conseguido fazer a primeira acolhida familiar junto com profissionais de outras áreas, como assistentes sociais e Defesa Civil, e assim identificar as primeiras necessidades das famílias. Outros blocos são responsáveis pelos direcionamentos médicos, identificação de familiares, moradores e oficiais, entre outros.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de BBC.
Foto destacada: RODRIGO PATRICIO/AFP

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.