Neste artigo, discutimos alguns dos possíveis sinais ocultos da depressão . No entanto, é importante notar que alguns desses sinais também podem indicar outros problemas médicos.

Também abordamos o que os profissionais de saúde acreditam ser causas comuns de depressão, o que uma pessoa deve fazer se achar que ela ou outra pessoa tem depressão e algumas fontes de ajuda para pessoas com depressão.

Apetite e mudanças de peso

Comer muito ou pouco pode sugerir a presença de depressão. Algumas pessoas recorrem à comida para o conforto, enquanto outras perdem o apetite ou comem menos devido ao mau humor.

Essas mudanças na ingestão de alimentos podem fazer com que uma pessoa comece a ganhar ou perder peso.

Mudanças dramáticas de peso também podem exacerbar a depressão, pois podem afetar a auto-estima de uma pessoa.

Também pode haver fatores fisiológicos em jogo. Por exemplo, existe uma ligação entre o excesso de gordura transportada e o aumento da inflamação no corpo. Isso, por sua vez, pode desempenhar um papel no desenvolvimento ou aumento da gravidade dos sintomas depressivos.

Mudanças nos hábitos de sono

Existe uma forte ligação entre o humor e o sono. A falta de sono pode contribuir para a depressão, e a depressão pode dificultar o sono.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono , as pessoas com insônia são 10 vezes mais propensas a ter depressão do que aquelas sem a condição.

Dormir demais também pode ser um sinal de que uma pessoa pode ter depressão.

Álcool ou uso de drogas

Algumas pessoas com transtornos de humor podem usar álcool ou drogas para lidar com seus sentimentos de tristeza, solidão ou desesperança.

A Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA) relata que, nos Estados Unidos, cerca de 1 em cada 5 pessoas com ansiedade ou um transtorno de humor, como a depressão, também tem um transtorno por uso de álcool ou substâncias.

Por outro lado, o mesmo número daqueles com um transtorno por uso de álcool ou substâncias também tem um transtorno de humor.

Fadiga

Sentir-se excessivamente cansado é um sintoma muito comum da depressão. Algumas pesquisassugerem que mais de 90% das pessoas com depressão experimentam fadiga.

Embora todos se sintam cansados ​​de vez em quando, as pessoas que têm cansaço grave ou persistente – especialmente se acompanha outros sintomas – podem ter depressão oculta.

Felicidade forçada

Às vezes, as pessoas se referem à depressão oculta como “depressão sorridente”. Isso ocorre porque as pessoas que escondem seus sintomas podem ter um rosto feliz quando estão na companhia de outras pessoas.

Entretanto, pode ser difícil manter essa felicidade forçada, portanto a máscara pode escorregar e a pessoa pode mostrar sinais de tristeza, desesperança ou solidão.

Menos otimista que outros

Existe uma teoria de que pessoas com depressão podem apresentar um traço chamado “realismo depressivo”, o que significa que elas podem ser “mais precisas” em sua visão dos eventos e do controle que elas têm sobre esses eventos do que pessoas sem depressão.

Pessoas com depressão também podem ser mais pessimistas. Estudos sugerem que aqueles com transtorno depressivo maior freqüentemente têm uma visão mais negativa do futuro.

Ser mais realista ou pessimista que os outros pode ser um sinal de depressão, especialmente se a pessoa tiver outros possíveis sintomas de depressão.

Perda de concentração

Quando uma pessoa se afasta durante as conversas ou perde a linha de pensamento, isso pode indicar problemas de memória e concentração, que é um sintoma comum da depressão.

Um estudo de 2014 sugere que essas dificuldades com concentração e foco podem piorar o impacto social da depressão, tornando a vida profissional e os relacionamentos pessoais mais desafiadores.

Desinteresse em hobbies

O Instituto Nacional de Saúde Mental lista uma “perda de interesse ou prazer em hobbies e atividades” como um dos sintomas reveladores da depressão.

O desinteresse pelas atividades que uma pessoa costumava gostar pode ser um dos primeiros sinais que outras pessoas notam quando o ente querido sofre de depressão.

Dores físicas e distúrbios de saúde

A depressão é uma condição de saúde mental , mas também pode ter consequências físicas. Além das mudanças de peso e fadiga, outros sintomas físicos da depressão oculta a serem observados incluem:

. Dor lombar
. Condições de dor crônica
. problemas digestivos
. dor de cabeça

A pesquisa também indica que aqueles com depressão maior são mais prováveis ​​do que aqueles sem a condição de experimentar:

. Artrite
. condições autoimunes
. Câncer
. Doença cardíaca
. Diabetes tipo 2

Estar com raiva ou irritável

Muitas pessoas não associam raiva e irritabilidade à depressão, mas essas mudanças de humor não são incomuns entre as pessoas com essa condição.

Em vez de parecer triste, algumas pessoas com depressão oculta podem exibir irritabilidade e raiva manifesta ou reprimida.

Baixo desejo sexual

De acordo com a Dra. Jennifer Payne , diretora do Women’s Mood Disorders Center da Johns Hopkins Medicine, em Baltimore, MD, alguns profissionais de saúde consideram as mudanças no impulso sexual um indicador-chave para o diagnóstico de episódios de depressão maior.

Existem várias razões pelas quais a libido de uma pessoa pode diminuir quando ela tem depressão, incluindo:

. Perda de interesse em atividades prazerosas, como sexo
. Fadiga e baixos níveis de energia
. Baixa autoestima

Causas comuns de depressão

Os cientistas ainda não sabem a causa exata da depressão. No entanto, muitos especialistas acham que vários fatores desempenham um papel em seu início, incluindo:

. Genética: Depressão pode ocorrer em famílias. Ter um parente próximo com a condição pode elevar o risco de uma pessoa desenvolvê-la por conta própria.

. Diferenças biológicas e químicas: Alterações físicas ou desequilíbrios químicos no cérebro podem contribuir para o desenvolvimento da depressão.

. Hormônios : Alterações hormonais ou desequilíbrios no corpo podem causar ou desencadear depressão. Por exemplo, muitas mulheres sofrem de depressão pós-parto após o parto.

. Trauma ou estresse : Períodos de alto estresse , eventos traumáticos ou grandes mudanças na vida podem desencadear um episódio de depressão em algumas pessoas.

. Traços de personalidade : Ter baixa auto-estima ou ser pessimista, por exemplo, pode aumentar o risco de depressão.

. Outras doenças : Ter outra doença mental ou física ou tomar certos medicamentos pode aumentar o risco de depressão.

O que fazer se você acha que tem depressão

As pessoas que acreditam que podem ter depressão oculta devem falar com seu médico ou com um profissional de saúde mental. Esses profissionais podem ajudar a fazer um diagnóstico e recomendar um tratamento.

Outras medidas para tratar a depressão podem incluir:

. Reduzir o estresse, como por meio de meditação, exercícios de respiração profunda ou ioga
melhorar a auto-estima através de auto-afirmações positivas.

. Socializar com os outros (embora isso possa ser desafiador com a depressão).

. Envolver-se em atividades que a pessoa costumava gostar ou tentar identificar novas atividades nas quais possam estar interessados.

. Exercitar-se regularmente.

. Comer uma dieta equilibrada.

. Pedir ajuda a familiares ou amigos.

. Juntar-se a um grupo de apoio.

O que fazer se um ente querido tiver depressão

Se um ente querido parecer ter sinais de depressão, tente conversar com ele sobre seus sintomas e oferecer apoio e conselhos sem julgamento.

Isso pode incluir:

. Incentive-o a procurar tratamento
. Ofereça-se para acompanhá-los a compromissos
. Planeje atividades divertidas juntos
. Convide-o para se exercitar com você.
. Incentive-o a socializar com os outros

As pessoas que cuidam de alguém com depressão também precisam praticar um bom autocuidado para preservar seu próprio bem-estar mental.

Obtendo ajuda para depressão

Pessoas com sintomas de depressão devem considerar procurar ajuda de um ente querido ou de um profissional de saúde, como um médico ou psicoterapeuta.

***

Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de Medical News Today.
Foto destacada: Pexels.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.