Você costuma posar para fotos fazendo o sinal de paz e amor? Se sua resposta for sim, saiba que você pode estar se colocando em risco ao fazer isso. Segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Informática, com sede no Japão, fazer esse gesto pode expor suas informações biométricas.

Usando apenas uma dessas imagens com a iluminação correta, hackers conseguiram recriar a impressão digital da pessoa da foto. Asssustador, não é mesmo?

Esse é um alerta importante, afinal ter a impressão digital de alguém facilita o acesso a dados sigilosos dessa pessoa, incluindo conta bancária.

Os pesquisadores ainda revelaram que que tirar uma foto fazendo esse sinal a pelo menos 3 metros da câmera diminui as chances de sofrer com surpresas indesejadas.

Entretanto, apesar dos sinais alarmantes, seria preciso um criminoso altamente qualificado para acessar uma foto sua e usar o gesto do sinal de paz para recriar sua impressão digital. Seria necessário obter a foto certa e, em seguida, fazer uma recriação intrincada, exata de sua impressão digital. Ainda assim, o trabalho não é feito. O ladrão de impressão digital, em seguida, teria que ter a recriação de sua impressão digital moldado perfeitamente antes de partir para a prática e acessar sua conta em um caixa eletrônico ou entrar no seu smartphone sem que você perceba, ou seja, há uma grande chance de que o malfeitor cometa algum erro em todo esse processo.

Em outras palavras, sim, é assustador que você possa estar se pondo em risco com um simples gesto, mas não há motivo para entrar em pânico. De qualquer maneira, se você quiser fazer uma foto com o sinal de paz e amor, faça (só tente ficar um pouquinho mais longe da câmera).

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Yahoo.
Foto destacada: Reprodução/Incrível.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.