A ansiedade é um problema que aflige cada vez mais brasileiros. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

Para tratar a ansiedade, recomenda-se terapia ou medicamentos, incluindo antidepressivos. Também podem ajudar algumas mudanças de hábitos, como evitar o consumo de álcool, reduzir o consumo de cafeína, praticar exercício físico, gerenciar o estresse,cessar o tabagismo, adotar técnicas de relaxamento e aderir a uma alimentação saudável.

Especificamente no caso da alimentação, já se sabe que alguns alimentos podem te ajudar a combater a ansiedade, mas poucos tem essa informação, e é por isso que resolvemos listá-los neste texto.

Confira os alimentos que podem tranquilizar a mente:

Ovo, fígado, castanhas de caju e ostras

Alimentos com alta concentração de zinco são indispensáveis. É que a deficiência do mineral vem sendo relacionada em pesquisas com pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.

Espinafre e Acelga

Ricos em magnésio, os alimentos ajudam a forjar a sensação de tranquilidade. Estudo indica que camundongos que tiveram o magnésio suprimido da alimentação acabaram por demonstrar um comportamento ansioso.

Picles, chuchu, kefir e vegetais conservados em salmoura

Alimentos ricos em probióticos foram associados à diminuição da ansiedade, relacionando bactérias benéficas, saúde do intestino e diminuição da ansiedade social.

Aspargos

Após o governo chinês aprovar o uso do extrato de aspargo na indústria alimentícia, estudantes da Academia Chinesa de Ciências Médicas comprovaram as propriedades antiansiedade do vegetal, graças à presença do ácido fólico.

Frutas vermelhas

Alimentos antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo, como frutas vermelhas, e especiarias, como açafrão e gengibre, possuem alto nível de propriedades antiansiedade, reduzindo o cortisol.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Saúde.
Foto destacada: Alex Silva/A2 Estúdio.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.