Caridade e filantropia são um conceito que tem fãs e detratores. Por um lado, é bom saber que empresários ou artistas que ganharam muito mais dinheiro do que a maioria de nós pode fazer, decidem usar um pouco para ajudar aqueles que não foram tão favorecidos pela vida. Por outro lado, os críticos dessas práticas apontam que, se houvesse leis de distribuição mais rígidas, não haveria necessidade de que os tem mais doem para quem tem menos.

Uma das críticas mais recorrentes que costumam fazer aos que se dedicam à caridade é que estão usando a ajuda para aqueles que mais precisam para chamar a atenção da mídia; Em outras palavras, sua intenção não seria tanto dar uma mão, mas antes adquirir publicidade fácil. Mas essa crítica só funciona quando alguém que fez uma doação para caridade decide fazer um grande barulho a respeito. No caso de Sandra Bullock, não há como dizer que a atriz não tem um bom coração.

A prova disso é que a notícia de que a atriz de Miss Simpatia e Bird Box doou uma verba que pode chegar a 6 milhões de dólares para caridade, algo que não foi divulgado por seus representantes nem divulgado por ela mesma em suas redes sociais. A notícia veio por meio da imprensa, que investigou o caso.

Os jornalistas tiveram que revisar documentos e pedir a instituições de caridade que descobrissem a verdade: Sandra doou grandes somas sempre que um desastre natural ou um ataque terrorista devastou alguma parte do mundo. Se você não sabia, é porque Sandra se esforçou para isso: ela prefere que suas doações permaneçam privadas.

Entre as catástrofes que Sandra ajudou, estão o ataque às Torres Gêmeas de 11 de setembro, o tsunami na Indonésia, o furacão Katrina e suas escolas afetadas, o terremoto no Japão, os incêndios na Califórnia e a pandemia de Covid-19. Cada vez que estende a mão, Sandra passa cheques que não costumam ficar abaixo de um milhão de dólares.

E pensar que há alguns meses fomos surpreendidos pelas parcas doações de alguns milhares de dólares de superestrelas aos incêndios australianos, muito celebrados por eles próprios. Sandra não só foi mais generosa como também o desempenhou de forma mais digna.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos:@sandra.bullock.official

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.