Esta afirmação pode parecer um pouco chocante: estar em um relacionamento ruim é tão prejudicial à sua saúde quanto beber demais ou fumar. Isso acontece porque brigar constantemente e viver em uma atmosfera tensa pode afetar a saúde de uma pessoa, alertam especialistas.

Pesquisadores das universidades de Nevada e Michigan descobriram que os maridos correm maior risco de sofrer problemas de saúde do que as esposas.

As descobertas são contrárias a pesquisas anteriores que mostram que homens casados ​​são mais saudáveis ​​que homens solteiros.

Rosie Shrout, que foi quem apresentou as novas descobertas, disse: “Experimentar muitos conflitos em um relacionamento é muito prejudicial à saúde, assim como os comportamentos de risco, como fumar e beber”, informou ao The Guardian.

“Não é o ato de andar de mãos dadas ou assinar uma licença de casamento que é benéfica para a saúde – é o que os casais fazem um pelo outro durante o casamento”.

Os 373 casais que participaram do estudo foram questionados sobre uma série de tópicos, incluindo padrões de sono, nervosismo, se sofriam dores de cabeça e se sua saúde afetava seu trabalho.

Os pesquisadores descobriram que discussões frequentes entre casais estava ligada à inflamação no corpo, alterações no apetite e ao aumento dos níveis do hormônio do estresse.

Essas mudanças podem ter sérias implicações para a saúde do coração e o sistema imunológico, como mostram estudos anteriores.

Veronica Lamarche, professora de psicologia social na Universidade de Essex disse ao The Guardian: “Não é o caso de uma única discussão que irá prejudicar irreparavelmente sua saúde, mas as brigas constantes ao longo de muitos anos cobrarãoseu preço – é importante trabalhar na comunicação com o seu parceiro ou sua parceira para ajudar a minimizar os conflitos”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de The Sun.
Foto destacada: Reprodução/cena de Mad Men.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.