Um grupo de crianças chegou uma hora mais cedo ao Shopping da cidade de Campo Grande (MS) e pôde conhecer o espaço e se divertir nos brinquedos ao silêncio, antes do estabelecimento abrir as portas para o público em geral. Você pode estar estranhando o uso das palavras “crianças” e “silêncio” na mesma frase, mas acontece que esse é um grupo de crianças autistas. Como se sabe, algumas crianças com autismo costumam ficar muito incomodadas em ambientes muito barulhentos, o que tornaria a experiência em um shopping em horário comercial uma completa tortura para elas. Com esta situação excepcional, porém, elas viveram a experiência com tranquilidade e ainda puderam conhecer o Papai Noel.

As crianças participam de um grupo do WhatsApp criado em 2015, em que pais de crianças com autismo trocam experiências e planejam atividades que ajudam no desenvolvimento dos filhos. No domingo, dia 22/12, o shopping abriu às 8h30 para as crianças curtirem os brinquedos até às 10h, horário de funcionamento do local.

Ana Sauter é responsável pelas organizações de atividades na equipe e comentou ao site Campo Grande News sobre a importância do acolhimento da sociedade.

“A inclusão de ambientes públicos na vida das crianças é algo no qual encontramos dificuldades pontuais, independente se tem autismo severo ou mais leve. Existe muito preconceito e podemos observar que hoje a maioria deles não têm uma característica física que define a deficiência, então falamos que o autismo não tem cara”, diz.

Paulo, pai do Samuel de dois anos, comenta que quando o espaço é aberto, o barulho e mesmo a iluminação incomodam. “É muita informação, então sobrecarrega. Desta vez podemos ficar mais tempo, pois fica brincando e passando a mão na barba do Papai Noel”, relata.

Foram duas horas de diversão. As crianças autistas que chegaram tímidas no local, com medo, logo viam os brinquedos e outras crianças correndo e se soltavam. Enquanto uns aproveitavam os brinquedos, outros ficaram encantados com a árvore de Natal gigante e com a presença do Papai Noel.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Razões para Acreditar.
Fotos: Alana Portela.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.