Sob forte chuva, quase 5.000 pessoas fazem fila para doar medula óssea a uma criança com câncer

Era um dia de forte chuva em Worcester, na Inglaterra, e cinco mil pessoas esperavam na fila, onde permaneceram horas, para descobrir quem teria a combinação ideal de células-tronco compatível com uma criança que luta contra o câncer.

Com apenas 5 anos de idade, Oscar Saxelby-Lee tem leucemia linfoblástica aguda, um tipo raro e agressivo de câncer do sangue e da medula óssea que afeta os glóbulos brancos.

A equipe médica responsável por Oscar disse à família que só tinham três meses para encontrar um doador compatível o suficiente para o transplante e a conseqüente cura do câncer.

psicologiasdobrasil.com.br - Sob forte chuva, quase 5.000 pessoas fazem fila para doar medula óssea a uma criança com câncer

Os pais do menino, Olivia Saxelby e Jamie Lee, lançaram uma campanha chamada “Hand in Hand for Oscar” para encontrar um doador. A intenção da campanha era convencer o maior número de pessoas a se inscrever no cadastro de doadores de células-tronco.

Resultado: mesmo com chuva forte, 4.855 pessoas fizeram fila do lado de fora da escola de Oscar para se inscrever.

A organização sem fins lucrativos que mantém a unidade disse que o recorde anterior para tal evento era de 2.200 pessoas. Portanto, a campanha do Oscar conseguiu o dobro de pessoas.

“Não há palavras para expressar nossos sinceros agradecimentos e amor pelas milhares de pessoas incríveis que compareceram à Pitmaston Elementary School neste fim de semana”, escreveu a Pitmaston Elementary School no Twitter.

psicologiasdobrasil.com.br - Sob forte chuva, quase 5.000 pessoas fazem fila para doar medula óssea a uma criança com câncer

“Registramos 4.855 doadores de células-tronco. Os voluntários foram incríveis.

Agora Oscar está sob os cuidados de médicos do Hospital Infantil de Birmingham. Ele já passou por 20 transfusões de sangue e quatro semanas de quimioterapia.

“Oscar é um menino de cinco anos divertido, amoroso e cheio de energia que merece viver ao lado de outros soldados que lutam contra doenças tão horríveis. Ele não só precisa tirar vantagem da vida normal que uma criança deveria ter, mas agora precisa de outra pessoa para salvá-lo “, disse sua mãe ao jornal britânico The Telegraph.

Ainda não foi confirmado se algum doador do último fim de semana era compatível, mas esperamos que mais pessoas continuem a doar, não apenas para o Oscar, mas também para milhares de outras crianças necessitadas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.