Ter pelos encravados frquentemente pode sinalizar doença. Atenção!

A foliculite é caracterizada pela inflamação de um ou mais folículos pilosos (os pelos). Nos homens, costuma aparecer na barba. Nas mulheres, é mais comum na região da coxa e na virilha. No primeiro caso, isso ocorre porque trata-se de uma área onde há muito atrito, principalmente em pessoas que usam roupa justa ou trabalham muito tempo sentadas. No segundo, normalmente acontece por excesso de depilação ou de manipulação.

Há diferentes níveis de gravidade da doença. Ela tanto pode ser apenas uma inflamação leve quanto pode ser associada a uma situação de infecção, causada por bactérias da própria pele, como acontece com as espinhas ou borbulhas.

Vários fatores podem influenciar no aparecimento da foliculite, mas o principal é o tipo de pelo das pessoas. Quem tem pelos mais encurvados, mais crespos, como as pessoas mais morenas, tem mais tendência a apresentar a inflamação, pois os pelos não conseguem permanecer no ângulo de 90 graus e, como tal, crescem para dentro da pele.

A exposição ao sol pode piorar a aparência da região atingida, por provocar manchas na área da pele que está com foliculite. Adicionalmente, pessoas com imunidade baixa, por exemplo que sofrem de diabetes, cancro ou doenças crónicas estão mais suscetíveis a desenvolver a foliculite quando já tem predisposição para tal.

De modo geral, a causa está relacionada ao tipo de pelo e à fricção ou manipulação constante. O tratamento, portanto, na maioria das vezes, é feito por meio do combate aos fatores desencadeantes. É preciso uma mudança de hábitos. A pessoa tem sobretudo de ter em atenção a higienização dos pelos, não mexer quando inflamar, fazer leves esfoliações, usar sabonetes antissépticos, evitar o reaproveitamento de lâminas e também o uso de roupa justa, salienta o artigo.

Em casos mais graves, junto com essa reeducação, pode-se utilizar medicamentos anti-inflamatórios e até antibióticos, quando existe uma infeção bacteriana mais grave e mais extensa.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: Reprodução.