Quem tem um animalzinho de estimação sabe que ele enche a casa de vida e felicidade. Desde um cachorro, que faz festa toda vez que você abre a porta, até um gato que fica ao seu lado e lhe oferece o carinho de que você precisa em um dia difícil.

O melhor de tudo é que seu coração não é apenas beneficiado no aspecto sentimental: evidências científicas provam que ter um bichinho influencia a saúde mental e física. Confira 7 benefícios de ter um animal de estimação:

1. Melhor saúde cardiovascular

Ter um filhote em casa certamente te motiva a se mexer, uma vez que você precisa correr ou caminhar com ele ao menos uma vez no dia, e porque as bincadeiras com o seu amiguinho de quatro patas requer bastante energia.

Um estudo realizado pelo Kardiovize Brno 2030, um projeto focado na prevenção da saúde cardiovascular, descobriu que ter um animal de estimação, especificamente um cachorro, diminui os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esses tipos de condições, de acordo com a OMS , são a principal causa de morte no mundo.

O estudo, que analisou mais de 1700 pessoas, descobriu que os donos de cães tendem a ter maior atividade física, melhor dieta e níveis normais de glicose no sangue, diferentemente das pessoas que não têm animais de estimação.

2. Melhores defesas

Algumas pessoas costumam ser alérgicas a certos animais, mas crescer em uma casa onde um animal peludo faz parte da família pode ajudar as crianças a ter melhores defesas e menos riscos de de desenvolver alergias ao longo de suas vidas.

Um estudo canadense descobriu que quando as mulheres grávidas têm contato com animais de estimação (principalmente cães) ou bebês nascem em uma casa com cães, o risco de crianças desenvolverem alergias comuns, asma ou obesidade é reduzido. Eles também são menos propensos a desenvolver eczema, uma doença de pele que causa inchaço e coceira.

3. Você controla seu peso

Seu objetivo de perda de peso pode ser muito mais simples de ser alcançado com a ajuda de um cão. Um estudo da Universidade de Missouri-Columbia descobriu que as pessoas que levam seu cachorro para passear têm uma perda de peso de cerca de 6,5 quilos por ano.

4. Melhores interações sociais

Os cães são conhecidos como os melhores amigos do homem e, sim, eles nos acompanham e nos apoiam, nos dão amor e enchem nossas vidas com boas vibrações. Além desse belo vínculo entre você e seu cão, seu animal de estimação também pode ajudá-lo a gerar novas amizades.

Um estudo da Universidade de Utah descobriu que os cães desempenham um papel importante nas relações sociais, pois ajudam a conhecer pessoas, formar novas amizades e construir redes de apoio social.

5. Ajuda você a ter bons níveis de colesterol

De acordo com a Universidade de Harvard , os donos de cães demonstraram ter níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos do que aqueles sem animais de estimação.

6. Você desenvolve empatia e compaixão

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Edimburgo explica que ter um animal de estimação influencia aspectos emocionais em crianças.

Segundo a pesquisa, crianças que têm animais de estimação exibem bons comportamentos de carinho e compaixão pelos animais. Além disso, cuidar de um bichinho pode melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

7. Menos visitas ao médico

Um estudo publicado pela American Psychological Association mostrou que pessoas com cães, especialmente idosos, procuravam o médico menos vezes do que pessoas sem animais de estimação.

Segundo a pesquisa, eventos estressantes geralmente fazem com que as pessoas tenham mais contato com seu médico. No entanto, no caso de donos de cães, esses eventos de estresse são muito mais tolerados graças ao seu cão.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Vix.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.