Tomar um banho quente pode fazer muito mais pelo seu corpo do que apenas oferecer a você uma chance de relaxar – uma nova pesquisa diz que ele também ajuda você a ter uma boa noite de sono.

Pesquisadores da Escola de Engenharia Cockrell descobriram que tomar banho a a 2 horas antes de dormir em água a cerca de 40 a 43 graus Celsius de temperatura pode melhorar significativamente o seu sono. O artigo explicando o método foi publicado recentemente na revista Sleep Medicine Reviews.

Para a estudo, os pesquisadores revisaram outros 5.322 estudos já realizados sobre o assunto. Eles extraíram informações pertinentes das publicações para explorar os efeitos do aquecimento corporal passivo baseado na temperatura da água em várias condições relacionadas ao sono: latência no início do sono (o tempo que leva para realizar a transição da vigília completa para o sono); tempo total de sono; eficiência do sono (a quantidade de tempo gasto dormindo em relação ao tempo total gasto na cama para dormir); e qualidade subjetiva do sono.

Ferramentas meta-analíticas foram então usadas para avaliar a consistência entre os estudos relevantes e mostraram que a temperatura melhorou a qualidade geral do sono. Quando agendados 1 a 2 horas antes de dormir, eles também descobriram que o banho também pode acelerar a velocidade de adormecer em uma média de 10 minutos.

Grande parte da ciência para apoiar as ligações entre o aquecimento do corpo à base de água e o sono melhorado já está bem estabelecida. Por exemplo, entende-se que tanto o sono quanto a temperatura central do nosso corpo são regulados por um relógio circadiano localizado dentro do hipotálamo do cérebro, que impulsiona os padrões de 24 horas de muitos processos biológicos, incluindo o sono e a vigília.

A temperatura corporal, que está envolvida na regulação do ciclo vigília / sono, exibe um ciclo circadiano, sendo 2 a 3 graus Fahrenheit mais alto no final da tarde / início da noite do que durante o sono, quando é o mais baixo. O ciclo circadiano de uma pessoa comum é caracterizado por uma redução na temperatura corporal de aproximadamente 0,5 a 1ºC em torno de uma hora antes do tempo normal de sono, caindo para o seu nível mais baixo entre o meio e o final do período noturno de sono. Em seguida, ele começa a subir, agindo como uma espécie de sinal biológico de despertar do despertador. O ciclo de temperatura conduz o ciclo do sono e é um fator essencial para alcançar um início de sono rápido e um sono de alta eficiência.

Os pesquisadores descobriram ainda que o tempo ideal de banho para o resfriamento da temperatura corporal central, a fim de melhorar a qualidade do sono é de cerca de 90 minutos antes de ir para a cama. Banhos quentes estimulam o sistema termorregulador do corpo, causando um aumento acentuado na circulação do sangue do núcleo interno do corpo para os locais periféricos das mãos e dos pés, resultando na remoção eficiente do calor corporal e no declínio da temperatura corporal. Portanto, se os banhos são tomados no tempo biológico certo – 1 a 2 horas antes de dormir – eles ajudarão no processo natural circadiano e aumentarão as chances de não apenas adormecer rapidamente, mas também de ter um sono de melhor qualidade.

A equipe de pesquisa está trabalhando agora com o Escritório de Comercialização de Tecnologia da UT na esperança de projetar um sistema de leito comercialmente viável com tecnologia de Estimulação Térmica Seletiva patenteada pela UT. Ele permite que a função termorreguladora seja manipulada sob demanda e o controle de temperatura da zona de temperatura dupla pode ser adaptado para manter as temperaturas ideais de um indivíduo durante a noite.

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Destaques Psicologias do Brasil, com informações de GNN.
Imagem destacada: Reprodução/Sábias Palavras.

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