Segundo uma nova pesquisa na Escócia, milhões de pessoas cegas poderiam ter a visão restaurada a partir de células-tronco removidas dos olhos de doadores de órgãos.

Graças ao transplante de tecido inovador, oito pacientes com uma condição comum de destruição da visão tiveram sua área afetada reparada e dois foram capazes de ler novamente após uma degeneração macular grave.

O tratamento revolucionário pode levar à cura da cegueira causada por danos à córnea, a superfície protetora do olho.

“As descobertas deste estudo são muito promissoras e mostram o potencial de cirurgia ocular segura em células-tronco, além de melhorias no reparo ocular”, disse o líder do estudo Baljean Dhillon, professor de oftalmologia clínica do Center for Clinical Science da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

psicologiasdobrasil.com.br - Tratamento com células-tronco restaura visão pela primeira vez a pessoa com cegueira

Dhillon e colegas disseram que o estudo pioneiro lança luz sobre as causas dos distúrbios da visão e mostra como os danos oculares podem ser reparados com células-tronco de doadores.

O estudo publicado na STEM CELLS Translational Medicine concentrou-se em células-tronco limbo, que geralmente estão ausentes em pacientes com cegueira. As células estão localizadas na camada superior da córnea, o epitélio, e agem como uma barreira contra poeira e germes.

Sem esse tecido, a córnea se torna irregular, destruindo a visão e deixando o olho propenso a infecções. Pode ser o resultado de danos causados ​​por produtos químicos ou calor, ou uma doença chamada aniridia, que pode levar a cicatrizes e severa perda de visão em ambos os olhos, além de dor crônica e vermelhidão.

Córneas saudáveis ​​normais são transparentes, mas quando essas células especializadas são perdidas, a córnea fica marcada e borrada.

Como meio de reparar a córnea, a equipe usou amostras de pessoas que doaram os olhos após a morte para cultivar as células-tronco.

Os pesquisadores então dividiram 16 pacientes com idades entre 20 e 74 em dois grupos, um dos quais foi selecionado aleatoriamente para receber o tecido transplantado. Também foram administrados colírios padrão e medicamentos imunossupressores para reduzir o risco de rejeição.

Aqueles que receberam as células-tronco apresentaram uma melhora significativa na superfície ocular dos olhos, a camada mais externa, ao longo de 18 meses. Esses resultados não foram observados no grupo que recebeu colírio.

É a primeira vez que células-tronco são usadas para esse fim em um ensaio clínico, o método científico padrão para testar um novo tratamento.

Os pesquisadores viram a etapa como um marco para a cirurgia baseada em células e disseram que os resultados podem abrir caminho para que testes com doadores semelhantes sejam planejados.

Eles acreditam que o sistema imunológico pode desempenhar um papel vital em algumas formas de deficiência de células tronco do limbo (LSCD), mas afirmam que são necessárias mais pesquisas.

“A deficiência de células-tronco limbais (LSCD) é uma doença irreversível que resulta da perda ou disfunção dessas células-tronco epiteliais. O epitélio da córnea se torna deficiente e é substituído pelo epitélio conjuntival circundante, resultando em um epitélio irregular e espessado, geralmente com inflamação “, disse Dhillion.

“O LSCD causa doença grave da superfície ocular caracterizada por visão reduzida ou cegueira, irritação crônica dos olhos e brilho”.

Dhillon espera que possa levar a novas maneiras de lidar com outras formas de cegueira. Somente no Reino Unido, existem quase 2 milhões de pessoas vivendo com perda de visão, com aproximadamente 360.000 registrados como cegos ou com deficiência visual.

“Nossos próximos passos são entender melhor como as células-tronco podem promover o reparo tecidual de doenças extremamente difíceis de tratar e como elas podem ajudar a restaurar a visão”.

Curiosamente, tanto o grupo de células-tronco quanto o grupo de controle mostraram melhorias na visão que, segundo os pesquisadores, merecem mais investigação em um estudo maior.

Marc Turner, diretor médico do Serviço Nacional de Transfusão de Sangue da Escócia e professor de terapia celular na Universidade de Edimburgo, disse: “Estudos clínicos como esses nos ajudam a entender como novas terapias celulares complexas podem complementar as abordagens médicas existentes para restaurar a função dos tecidos e órgãos danificados ”.

No ano passado, dois pacientes tiveram sua visão restaurada depois que as células-tronco foram usadas para regenerar as células responsáveis ​​pela visão detalhada em seus olhos.

O homem de 80 anos e a mulher de 60 anos puderam ler novamente após o procedimento. Eles tiveram uma deficiência visual grave causada pela degeneração macular relacionada à idade (DMRI) que afeta cerca de 600.000 pessoas somente no Reino Unido.

A equipe da University College London disse que o tratamento pode ser eficaz em outras doenças que causam cegueira.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.