Uma ilha norueguesa está em campanha para se livrar do conceito de tempo , permitindo que os moradores façam ” o que quiserem, quando quiserem “.

Os cidadãos de Sommaroy, ao norte do Círculo Polar Ártico, argumentam que o horário normal de trabalho não deve se aplicar a eles, porque eles não experimentam o tempo como a maioria do resto do mundo.

O sol não sai no inverno nem se põe no verão em Sommaroy, levando a maioria dos 300 moradores da ilha a apoiar uma oferta para se tornar o primeiro lugar no mundo a adotar um fuso horário livre.

Kjell Ove Hveding, líder e porta-voz da campanha Time Free Zone , disse que o objetivo é proporcionar flexibilidade às pessoas do lugar.

“Em todo o mundo, as pessoas são caracterizadas por estresse e depressão”, disse ele à rádio norueguesa NRK.

“Em muitos casos, isso pode estar relacionado com a sensação de estar preso, e o relógio desempenha um papel importante nisso. Nós seremos uma ilha sem limite de tempo, onde todos podem viver suas vidas ao máximo . ”

“Crianças e jovens ainda precisam ir à escola, mas há espaço para liberdade. Nosso objetivo é fornecer total flexibilidade . Se você quiser cortar a grama às 4 da manhã, faça isso. ”

Entre 18 de maio e 26 de julho, o sol não se põe em Sommaroy por 60 dias inteiros, ou seja, vivem em plena luz do dia 24 horas por dia , o que dificulta a diferenciação entre o dia e a noite.

“No meio da noite, que as pessoas da cidade poderiam chamar de ‘2 da manhã’, é possível ver crianças jogando futebol, pessoas pintando suas casas ou cortando a grama e adolescentes nadando.”

A campanha ganhou atenção internacional depois que Hveding entregou uma petição ao parlamentar local Kent Gudmundsen para discutir os aspectos práticos e os desafios de sua implementação no futuro.

Desde então, outras cidades do norte, incluindo Finnmark e Nordland, também apoiaram a ideia.

***

Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: Nation.
Foto destacada: Reprodução/Nation.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.