Apesar de os idosos serem mais vulneráveis ​​à COVID-19 , existem aqueles que lutam tão bravamente contra a doença que merecem todo o reconhecimento. Assim fez esta avó de 103 anos, que saiu vitoriosa em uma batalha tida como desleal.

Ada Adelia Giovine Manrubia teve que passar por um longo processo para se recuperar. Devido a complicações, ficou internada 43 dias , dos quais 25 esteve intubada. No entanto, seu estado de saúde melhorou significativamente e ela está perto de voltar para casa.

Sua recuperação coincidiu com a comemoração de seu 104º aniversário, que será no próximo dia 5 de agosto. Ele vai comemorar com seus entes queridos no Hospital 9 de Julio, em São Paulo.

“Foi impressionante, quando ela ouviu a nossa voz, despertou. Vimos ela acenando”, disse seu filho, José Ricardo Manrubia , 71, em conversa com o G1, referindo-se à videochamada na qual a família foi informada de que Ada estava recuperada.

A princípio os médicos não ficaram muito otimistas com o diagnóstico de Dona Adinha, como a chamam carinhosamente, devido à sua idade avançada. É que, poucos dias depois de entrar no hospital, seu estado piorou e ela precisou ser intubada no dia 26 de junho.

“Ela se recuperou tão bem que os médicos decidiram extubá-la no dia 21 de julho. Agora ele está recebendo terapia fonoaudiológica para poder voltar para casa ”, disse José Ricardo.

Não é a primeira vez em sua longa vida que enfrenta problemas de saúde. Aos 99 anos, sofreu uma queda que a fez perder os movimentos. Apenas a cirurgia poderia salvá-la, mas era um caso arriscado. No entanto, ele nunca teve medo.

“Os médicos disseram que só a cirurgia seria a solução. Ficamos preocupados. Foi quando um dos netos dela resolveu contar para ela que precisaria passar pela cirurgia delicada. Ela demonstrou um otimismo tão grande que falou: ‘é só isso? Então opera logo'”, contou o filho dela, José Ricardo.

“Ela passou pela Gripe Espanholau, tem três próteses, operou a cabeça aos 99 anos e agora venceu o COVID-19. A festa vai ser ótima! ”, disse José Ricardo.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.