A alegria de ler as primeiras palavras ou aprender a fazer exercícios básicos de matemática é inesquecível para qualquer aluno e professor. Hoje a alfabetização é um direito humano, mas décadas atrás, ainda havia muitas regiões do mundo, e principalmente na América Latina, que não tinham as implementações necessárias para que toda a sua população tivesse acesso pelo menos ao ensino fundamental. Foi o caso de uma vovó da cidade de Muna, no México, que, apesar da idade, não desistiu até ser aprovada no último exame do ensino fundamental.

Por meio de uma postagem no Facebook do professor Kirbey Herrera Chab, uma mulher de 71 anos viralizou após ser aprovada em um teste de matemática. Nas palavras do próprio professor, era o último exame antes de se formar no ensino fundamental, objetivo que ela tinha há anos.

Sem hesitar e em meio a uma pandemia, a senhora de 71 anos decidiu que era hora de se aprimorar e aprender a ler sem problemas. Um desafio que mostrou ao mundo e a si mesma que nunca é tarde para novos desafios.

Como parte de um programa educacional do Instituto de Educação de Adultos de Yucatán, a avó participou com mais pessoas que também buscaram melhorar, seja aprendendo a ler ou concluindo o ensino médio. Os alunos recebem todas as ferramentas necessárias e aprendem as diferentes disciplinas em cada curso, sem passar um ano inteiro em cada série.

“Nada tão agradável quanto ver a alegria das pessoas quando começam a ler e escrever, ou terminam o ensino fundamental e médio”, divulgou Herrera em suas redes sociais. A publicação teve ampla aceitação por pessoas que viam na vovó a esperança de que os idosos também tenham o direito de sonhar grande.

Este pode não ser o fim e a avó de Muna quer ir mais longe, buscando terminar o ensino médio também. Esse objetivo vai demorar mais, mas não há dúvida de que a chama do aprendizado não se apagará tão cedo.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Kirbey Herrera Chab

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.