A analista de marketing Jéssica Meireles, de 29 anos, viralizou nas redes sociais nos últimos dias depois de usar o Twitter para falar sobre a relação peculiar de sua avó, Dona Elza, de 82 anos, com a Alexa, assistente virtual da Amazon.

“Demos uma Alexa pra minha avó, agora a Alexa tá rezando o terço no meio do almoço”, escreveu Jéssica.

A postagem fez muito sucesso e já acumula mais de 130 mil curtidas.

Em entrevista ao BHAZ, Jéssica disse que Dona Elza, que vive em Contagem (MG), ganhou a assistente virtual para auxiliar na hora de lembrar dos remédios que ela toma. “O objetivo era promover a independência dela. Ela gosta de tecnologia, mas com a Alexa ela está saindo da zona de conforto e aprendendo novas funcionalidades”, relatou.

Jéssica disse ainda que, mesmo tendo encontrado várias utilidades para a Alexa, a avó andou se estranhando com a assistente virtual. A idosa já conhecia o dispositivo por meio de um dos filhos e vivia dizendo que a Alexa era “muito chata”. Segundo a neta, a reação dela ao ganhar o presente na noite de Natal foi: “Ah não! Lá vem essa chata para minha casa!”.

Mas a relação de Dona Elza com o eletrônico foi melhorando a partir da intervenção de Jéssica. “Eu mostrei para ela que tem como pegar receita de bolo, tem os lembretes dos remédios. Agora ela está aprendendo. Outro dia ela até colocou Zeca Pagodinho para tocar para minhas tias”, comemora a neta.

Jéssica diz estar se divertindo com os muitos comentários em sua publicação. “O tanto de gente que veio me procurar, para saber como colocar lembrete de remédio. Para mim foi uma surpresa boa a repercussão de filhos e netos, que têm a Alexa em casa e vão usar para ajudar em relação aos idosos”, comenta.

A neta ressalta que a avó já tinha familiaridade com a tecnologia. Ela acessa streaming, usa celular, YouTube e redes sociais. No entanto, para aprender novas coisas, ainda conta com a neta para lhe auxiliar. “No começo ela teve um pouco de dificuldade, porque o idoso às vezes acha que a Alexa vai conversar como um ser humano. Mas aos poucos ela está aprendendo”, finaliza.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de BHAZ.
Fotos: Reprodução/@JeMeireles13/Twitter.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.