O que podemos aprender com Star Wars?

Confesso que eu não assisti Star Wars logo na infância. Até porque eu só nasci alguns anos depois do lançamento da primeira trilogia do filme. Mas, ao entrar em contato com as aventuras vividas no espaço pela Aliança Rebelde para libertar a galaxia do Império, me deixei cativar pelos personagens da série Luke Skywalker, a princesa Léia, Han Solo, Chewbacca, C3PO, R2-D2 e outros.

E, como psicóloga, não poderia deixar de lançar luz sobre algumas lições que podem ser aprendidas através do comportamento dos incríveis personagens que fazem parte do enredo desta emocionante história.

VALORES DE VIDA
“Apego é proibido, possessão é proibida. Mas compaixão, a qual eu definiria como amor incondicional, é essencial na vida de um Jedi”.
O código Jedi é um código de conduta que estabelece diretrizes a serem seguidas pelos cavaleiros Jedi. Enfatiza sobre a importância de enfrentar os desafios e atentar-se aos riscos de ceder ao lado negro e sombrio da Força. A Força deve ser utilizada para o autoconhecimento, ajudando-os a agir de forma sensata e em prol do bem comum.
Podemos dizer que todos nós cultivamos valores de vida, os quais guiam nossas escolhas e decisões. É importante ser fiel aos nossos valores para que possamos ter uma relação saudável conosco e com as pessoas e coisas ao nosso redor. A Força está dentro de você!

ACREDITE EM SI MESMO
– “Eu não acredito nisso”
– “É por isso que você não consegue”
– (…) “Faça ou não faça. Não existe tentativa”.
Estes ensinamentos fazem parte do treinamento do mestre Yoda para Luke se tornar um Jedi.
Dizem respeito à dar o máximo de si. Você não terá certeza em nada que fizer na vida de que tudo saíra como esperado, mas isso não deve fazer com que você evite de assumir os riscos e dar o melhor de si. Para isto é necessário acreditar, pois tudo aquilo em que você acredita, você pode realizar.

CULTIVE AFETOS POSITIVOS
“O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio e o ódio leva ao sofrimento”.
Esta aí algo que Anakin se dá conta ao perceber-se em meio a possibilidade da perda.
A morte é inevitável e é ainda mais difícil aceitar a morte de quem amamos ou a perda de algo que muito desejamos conquistar. Porém, nosso medo de perder não deve se tornar um gatilho para emoções ruins que nos aprisionam e nos levam a produzir sintomas e sofrimento. Nesse sentido, “o lado negro da Força” representado pelo medo, ódio e agressividade está presente em todos nós assim como o amor e a alegria de viver, sendo que prevalecerá aquilo que permitirmos e alimentarmos.

VEJA ALÉM DAS APARÊNCIAS
“Tamanho importa não. Olhe para mim. Você julga a mim pelo tamanho?”
O mestre Yoda, figura que representa a sabedoria é descrito como uma criatura verde desprezível pelos seus adversários ligados ao Império, fazendo com que sua força seja subestimada. No entanto, este personagem nos mostra o quanto é importante respeitarmos aqueles que possuem mais experiência de vida e cultivarmos virtudes como paciência, concentração e busca pelo equilíbrio, estando atento aos nossos sentimentos.

DÊ A SI MESMO UMA SEGUNDA CHANCE
O personagem Darth Vader, aliado ao lado negro da força já foi no passado um cavaleiro Jedi, servindo às forças do bem. A raiva e o ódio começaram a crescer nele após a perda de sua mãe e de sua amada Padmé. Anakin (a verdadeira identidade de Darth Vader) deixa se seduzir pela ganância e poder oferecidos por Lorde Sith e acaba trazendo sofrimento aos outros e a si próprio. Ao encontrar seu filho Luke em uma posição vulnerável durante a batalha com Darth Sidious, o lado bom existente em Darth Vader vem a tona e o permite salvar Luke.
Apesar de sermos influenciados por aquilo que nos acontece de ruim e triste, podemos descobrir nosso lado positivo e fazer dele nossa fortaleza em momentos importantes, nos quais a vida exige de nós fazer escolhas.

Se você que leu este post gosta de Star Wars compartilhe um ensinamento conosco.
Que a Força esteja com você!

Compartilhar
Audrey Leme
Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica; Atualmente atende em consultório particular e no Dispensário Madre Tereza de Calcutá na cidade de Limeira-SP; ministra palestras para a comunidade com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).



COMENTÁRIOS