Passado, presente e futuro

Ao identificar um conflito emocional no paciente em terapia, percebemos que O PASSADO ESTÁ VIVO NO PRESENTE, ou seja, que existem emoções “presas”, traumas revividos e repetições que buscam satisfações não realizadas devidamente e provocam sintomas e mal estar.
Mas, O FUTURO ESTÁ VIVO NO PRESENTE também, pois o futuro nada mais é do que algo que estamos criando no presente, uma ideia em nossa mente, um desejo do que está por vir…

Logo, o FUTURO assim como o PASSADO é uma fantasia que molda nosso PRESENTE.

Vejamos, por exemplo, quem deixou de fazer certas coisas após ser vítima ou testemunha de acontecimentos que causaram estresse pós traumático (acidente, assalto, sequestro, abusos, etc.) Ou, quem viu seu futuro mudar ao viver determinadas situações, tais como: sofrer uma perda significativa, conhecer um novo amor, ter um filho, passar no vestibular em uma cidade distante, ganhar um prêmio milionário, etc.

Diante disso, podemos pensar que “O PASSADO E O FUTURO MUDAM TODO DIA”, sendo que a medida que recordamos os fatos do passado que nos perturbam durante a psicoterapia podemos reavaliá-los e dar a eles um novo significado, do mesmo jeito que podemos aspirar novas conquistas e sonhar novos sonhos para o futuro.

Para desconstruir o passado e construir o futuro é necessário DEFINIRMOS RESPONSABILIDADES: o que depende ou dependia de nós fazer e nos comprometermos em fazê-lo; também em reconhecer o que não depende ou não dependia de nós resolver, eximindo nossa culpa indevida.

Nesse sentido quando nos culpamos pelo passado, nos castigamos, sentindo-nos merecedores de punições. Diferente disso, somente quando realmente assumimos a nossa responsabilidade por nossos problemas e por nossos desejos é que podemos mudar o nosso futuro. Pense nisso!

Aproveito para agradecer a todos que curtem a minha página pela participação em 2015 e renovar nosso elo para 2016. OBRIGADA e FELIZ ANO NOVO!!!

Compartilhar
Audrey Leme
Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica; Atualmente atende em consultório particular e no Dispensário Madre Tereza de Calcutá na cidade de Limeira-SP; ministra palestras para a comunidade com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).



COMENTÁRIOS