Por que fazer psicoterapia?

Muitas pessoas ainda acreditam que buscar psicoterapia é assumir-se “louco”, quando na verdade buscar terapia é um ato de coragem de pessoas humanas, que desejam adquirir autoconhecimento, melhorar suas relações, compreender seus sentimentos.

Ou você, sendo “normal”, nunca  se sentiu angustiado, ansioso, confuso, culpado, perdido ou sobrecarregado?

Sintomas que envolvem ansiedades, compulsões, estresse, depressões, fobias podem ser tratados pela psicoterapia. Além de problemas de relacionamento, frustrações com a vida pessoal, familiar, profissional e até mesmo perdas, dificuldades de adaptação e aprendizagem, ou seja, tudo aquilo que consome nossa energia e que pode nos impedir de levar uma vida saudável…

Durante a psicoterapia, o papel do psicólogo é conduzir você a um processo de autoconhecimento para que você possa olhar-se de frente e se expressar na sua singularidade, considerando que os seus sintomas podem ser compreendidos a partir de suas experiências de vida, de seus vínculos afetivos e de suas relações consigo e com o mundo.

Portanto, fazer psicoterapia é realizar um investimento em você e na sua qualidade de vida.

MAS, as pessoas se perguntam: por que falar sobre minhas dificuldades para um estranho ao invés de falar para um amigo?
Porque um amigo ou familiar é alguém que faz parte de sua história de vida, que não está preparado para te ouvir sem julgar, sem criar expectativas a seu respeito, sem comparar a sua situação com a dele (a).
O psicólogo é alguém que se preparou para te escutar até mesmo naqueles assuntos mais difíceis de falar, para intervir e para ajuda-lo a despertar suas potencialidades e a perceber o quanto você é especial e o quanto pode evoluir e crescer ao aprender a lidar com suas emoções.

MAS, vem aí outro “MAS”: o custo da terapia. Assim como o médico, o dentista, o nutricionista, o educador físico e tantos outros profissionais, o psicólogo é um profissional que estudou e continua estudando, que conhece técnicas para te ajudar, que dispõe de um lugar seguro e que utiliza-se de ferramentas e instrumentos muitas vezes não mensuráveis, mas que fazem com que os seus serviços tenham valor, um valor que pode ser comparado ao custo de um jantar com amigos, ao custo de uma ida ao salão de beleza, etc. e, que pode significar muito pouco perto daquilo que você pode conquistar a partir dos ganhos que você obterá com a psicoterapia.

Resumindo, muitos de nossos problemas acontecem porque não compreendemos como funciona a mente que nos habita ou não entendemos porque agimos de determinada maneira e o psicólogo pode nos ajudar nisso.
No fim das contas, a única exigência para buscar terapia é ser um ser humano normal…

Compartilhar
Audrey Leme
Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica; Atualmente atende em consultório particular e no Dispensário Madre Tereza de Calcutá na cidade de Limeira-SP; ministra palestras para a comunidade com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).



COMENTÁRIOS