Se você é pai ou mãe, saberá que o amor pelos filhos é maravilhoso, mas se você também é avô ou avó, descobrirá que o sentimento pelos netos é o amor mais perfeito que você já conheceu ao longo da vida. Você teve tempo de saber o que é o amor, de muitas maneiras diferentes, por muitas pessoas diferentes… mas quando se trata de seu primeiro neto, esse amor se torna algo perfeito e maravilhoso.

Os avós são diferentes

Não podemos negar que todos os avós são diferentes e nem todos estão igualmente envolvidos na vida de seus filhos ou netos. Há também os avós mais jovens com mais energia, os mais velhos com mais tempo, mas com menos energia. Há avós mais flexíveis e outros mais severos, alguns mais próximos e outros mais distantes … mas cada um deles é avô.

Cada família é um mundo diferente e há muitas pessoas, cada uma com sua própria idiossincrasia … mas as mais bonitas são aquelas em que os avós que se preocupam em estar na vida de seus netos, para que esses pequenos tesouros possam crescer com todos os valores que eles possam transmitir a eles e também, com todo o amor que permanecerá gravado na personalidade de seus pequenos por toda a vida.

Os avós têm muita sabedoria e aprenderam que na vida só há um caminho, mas que, embora não haja oportunidades duplas, as coisas podem ser feitas melhor ou, pelo menos, de uma maneira diferente … Porque o tempo nos dá a sabedoria para isso, para saber valorizar esse tesouro único que não volta e só vai em uma direção. Quando as pessoas se tornam avós, percebem que sua experiência e sabedoria se estendem aos netos e que lhes darão um grande presente pela vida se compartilharem com eles.


Os beijos que não foram dados aos filhos…

Os avós dão aos netos os beijos que não deram aos filhos, e os netos dão aos avós aquele amor e carinho que ninguém mais lhes dá. A conexão que é formada é especial e o vínculo pode se tornar inquebrável, mesmo que a natureza queira arrancar os avós do lado dos netos pela lei da vida.

Quando os avós seguram os netos nos braços, sentem emoções iniguláveis, carregadas de amor real, altruísta e perene. Os avós não esperam nada dos netos, apenas querem estar ao seu lado, cuidar deles, abraçá-los, dar-lhes amor e brincar. Os pais serão responsáveis ​​por tudo o mais.

Os netos lembram os avós e seus filhos (os pais dos netos) da importância da família, de estarem juntos, de lembrar que o tempo passa e que é necessário aproveitar ao máximo. Porque se isso não for tomado como uma máxima na vida, chegará um momento de arrependimentos que ninguém deseja. Os avós sentem que querem viver mais tempo com a única esperança de vê-los crescer… Um tempo que se transforma em ouro, pois sabem que partirão mais cedo, por isso cada segundo é ao lado daqueles que ama é precioso.  Os avós amam seus netos como se hoje fosse o último dia.

O amor é para todos

Obviamente, isso não significa que os avós amem mais os netos do que os próprios filhos. É apenas um amor diferente, um amor que não tem responsabilidades ou o estresse que o amor pelos filhos tem … É um amor sem angústia, tomado por tranquilidade. Você ama uma pessoa pequenininha incondicionalmente e tem a certeza de que os pais deles cuidarão muito bem desse pequeno tesouro.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Etapa Infantil.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.