O filósofo, sociólogo e psicanalista Erich Fromm escreveu uma extensa obra, tornando-se um renovador da psicanálise com a introdução das relações sociais e da cultura na compreensão dos fenômenos psíquicos. Segundo Fromm, o homem é fruto dos princípios culturais e biológicos, integrando os fatores socioeconômicos aos tradicionais mecanismos de tratamento das neuroses.

A psicanálise de Fromm se insurge contra as estruturas que invadem as relações sociais e econômicas do mundo moderno, dirigido por um capitalismo desumano e cruel. Além disso, o psicanalista estuda a tipologia do caráter social e suas influências na psique, na sociedade e no processo histórico.

Para Fromm ainda que o homem avance no ponto de vista material, ele se afasta cada vez mais dos outros seres humanos, através de uma passividade absoluta diante do autoritarismo. Isso oculta o caráter social negativo, exercendo um impulso neurótico e sinistro nas relações humanas.

A constituição desses tipos de “personas” é analisada na teoria da personalidade de Fromm, que explica a orientação do caráter social dos indivíduos, que se relacionam com o mundo. Sendo quatro tipos de caráter negativos marcados pelo autoritarismo patriarcal, que pode se mesclar numa única pessoa, como um produto do meio social.

  1. No caráter receptivo se caracteriza pela ideia de que se necessita para viver está fora de si e que os fatores externos são os únicos modos de receber o que se quer, convertendo as pessoas em dependentes e submissas. Um exemplo é certos casais que se submetem a uma relação infeliz, a fim de manter as aparências e não dividir os bens dos cônjuges.
  2. O caráter explorador é agressivo que procura retirar, explorar e tomar dos outros pela esperteza como pela força, utilizando-se do poder para obter o que se deseja. Podemos citar alguns patrões que exploram trabalhadores; burlando os direitos trabalhistas para aumentar os seus lucros.
  3. O caráter acumulativo é o que identifica o mundo como um lugar ameaçador, formando criaturas avarentas, regidas em possuir e poupar, que acumulam riquezas, mas negam-se em ajudar alguém, inclusive maltratam os familiares em detrimento dos seus bens
  4. O caráter mercantil está relacionado com o capitalismo, pelo qual se busca o desempenho de papéis orientados socialmente pela lógica do capital. Esses são os dirigentes do sistema financeiro internacional e os burocratas, que transformam o mundo num gigantesco cassino, em que os países pobres sempre perdem.

Mas Fromm apresenta o caráter social produtivo, como modo de se diferenciar da tipologia de caráter ganancioso. Esse caráter se orienta na essência humana de forma saudável, que se realiza do pleno potencial sem necessitar, depender ou explorar os outros. Caráter semelhante ao amor materno, que se afirma pelo cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento, desintegrado da atual sociedade capitalista. Qual a melhor escolha?

Imagem de capa: Shutterstock/agsandrew

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore
Sociólogo e Psicanalista


COMENTÁRIOS