Nós, seres humanos, estamos sendo apartados pelas mudanças tecnológicas, pelas crises climáticas e pela ideologia do individualismo, que são as causadoras das principais doenças psíquicas: depressão, ansiedade, angústia, fobias, neuroses e psicoses, que nos levam ao mal-estar e à solidão.

A política econômica neoliberal desempenha um papel crucial nesse processo. Criou-se a falácia que a pobreza e o desemprego são culpa dos “perdedores”, que não têm aspirações e são maus gestores da vida privada.

Porém, ninguém gosta de ser responsável pelo próprio fracasso. É mais fácil culpar os que perderam seus empregos e a batalha contra as doenças, acusando-os de incapazes de enfrentar a competição e a meritocracia.

O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han nos alerta que essa realidade está nos deixando doentes, porque quem fracassa na sociedade neoliberal sente-se culpado pelo seu fracasso. Além disso, a pessoa direciona a agressão a si mesma, que transforma o explorado em um ser depressivo.

A mídia alimenta os desejos impossíveis. E o sistema educacional contribui com essa ideia, que somente os mais competitivos irão conseguir os melhores empregos e lugares na sociedade, onde as oportunidades reais são escassas.

Por isso que o consumismo preenche o nosso vazio emocional. Os jovens são os mais atingidos na sua subjetividade: postam fotos nas redes para parecerem que são bonitos e magros. Mas quando tais desejos não se realizam, a automutilação é usada como forma de aliviar a dor emocional.

Portanto, o mal-estar e a solidão não são apenas problemas particulares e sim coletivos, ou seja, que o “fracasso” nunca é meramente individual, mas uma responsabilidade dos governos e da sociedade.

Enfim, precisamos buscar – soluções conjuntas – para as nossas inquietações, interrompendo os ciclos geradores das doenças psíquicas. Para Han “é um chamado à resistência frente a fenômenos como a produtividade sem limites, a digitalização da vida e a servidão consentida”.

***

Jackson César Buonocore
Sociólogo e psicanalista

Photo by Joice Kelly on Unsplash

RECOMENDAMOS






Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista